Atualmente, existem cerca de 10 milhões de trabalhadores com direito ao saque do PIS/Pasep. O benefício é destinado aos cidadãos que exercitam a atividade de carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988. Ao todo, de R$ 23 disponíveis para resgates.
Contudo, vale deixar claro que o saque do PIS Pasep esquecido por 10 milhões de trata-se das cotas do fundo. Ou seja, contas em que cada trabalhador possuía um número específico e onde as empresas e órgãos públicos depositavam as referências às contribuições. Então, para saber mais e ver como retirar o valor, confira a seguir.
É que você provavelmente também gosta:
Quem trabalhou em 2021 vai receber o abono PIS/Pasep em 2022?
Caixa libera saque do PIS Pasep para 10 milhões de pessoas
Dessa forma, como explicamos, as cotas do fundo PIS Pasep não têm nenhuma relação com o abono salarial. Este é um benefício anual, pago a trabalhador independentemente do ano. Atualmente, os envios estão sendo feitos para abono com ano-base 2019 e 2020.
Dito isso, no caso das cotas do fundo Pasep, elas são referências apenas ao trabalho entre os anos de 1971 1988. Na época, as empresas e órgãos públicos realizavam, de periódico, depósitos em um fundo no nome de cada trabalhador. Entretanto, esses preparativos só foram feitos em situações específicas, como aposentadoria, motivo de doença grave, ou quando o trabalhador completava 70 anos.
Acontece que, desde então, muitos cotados ainda não fizeram o PIS Pasep. E, com o passar dos anos, acabando esquecendo esses valores. Agora, existe uma chance de resgatar o dinheiro. Para quem tem direito saque, o valor está disponível para qualquer momento.
Por fim, as cotas do PIS Pasep foram liberadas para qualquer pessoa que tenha trabalhado de carteira assinada, foi servidor público ou ex-militar entre os anos de 1970 e 4 de outubro de 1988. A consulta das cotas do PIS PASEP pode ser via aplicativo Faz FGTS, pelo site FGTS e internet banking caixa (apenas para correntistas).
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com