
Por Susan Matheus
(Reuters) – As ações europeias abriram mão dos ganhos iniciais nesta quarta-feira, com as fracas vendas no varejo da Alemanha e a desaceleração da atividade fabril na zona do euro alimentando preocupações com o crescimento econômico em meio à alta recorde de inflação.
O índice pan-europeu caiu 0,3%, depois de ganhar até 0,4% no início do pregão. O índice de referência caiu 1,6% em maio, com o aumento da inflação alimentando preocupações sobre uma ação agressiva do banco central.
As vendas no varejo da Alemanha caíram 5,4% mais do que o esperado em abril, mostraram dados, enquanto o crescimento da manufatura na zona do euro desacelerou no mês passado, com as fábricas enfrentando escassez de oferta, preços altos e queda na demanda.
“A ação do preço que vimos esta semana nas ações é muito indicativa da incerteza geral nos mercados no momento”, disse Stuart Cole, macroeconomista chefe da Equiti Capital.
“Os números de ontem de inflação mais fortes do que o esperado da UE reacenderam temores sobre como as altas taxas de juros podem ser aumentadas em geral. O principal medo é que as ações do banco central inadvertidamente induzam recessões.”
Banco alemão (ETR:) os economistas elevaram as expectativas sobre o aperto da política do Banco Central Europeu e esperam um aumento de 50 pontos base nas taxas de juros em setembro.
No STOXX 600, as quedas em ações vinculadas a commodities e tecnologia superaram os ganhos em bancos e ações de consumidores.
As bolsas regionais eram mistas. As commodities pesadas caíram 0,1%, enquanto ganharam 0,2%, impulsionadas pelas montadoras.
O STOXX 600 marcou perdas em todos os meses, exceto março deste ano, com os investidores preocupados com a alta inflação, o aperto da política do banco central e as consequências do conflito Rússia-Ucrânia.
Os investidores esperam que a inflação possa ter atingido o pico estão sendo desafiados pelos preços do petróleo, que subiram mais de US$ 120 por barril na terça-feira, depois que os líderes da União Europeia concordaram com uma proibição parcial e faseada do petróleo russo. [O/R]
Entre as ações individuais, a marca britânica de calçados Dr. Martens subiu 26,2% depois de prever um maior crescimento anual da receita, graças aos aumentos de preços feitos em resposta à inflação crescente e vendas mais fortes de seus sapatos e botas.
A gestora de ativos do Deutsche Bank, DWS, caiu 7% depois que seu presidente-executivo disse que deixaria o cargo na próxima semana, já que a empresa enfrentou alegações de investidores enganosos sobre investimentos “verdes”.
No Comment! Be the first one.