A partir desta quarta-feira, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será em feira em um novo formato. De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a nova CNH será “mais moderna” e permitirá o uso do nome social e da filiação afetiva do condutor que assim quiser e, dessa forma, cumprir as determinações legais.
É que você provavelmente também gosta:
Motoristas de aplicativo de isenção de impostos de CNH
Enem: os candidatos poderão usar o CNH Digital para uma identificação no dia da prova
RG Digital: saiba como baixar o novo documento em seu celular
Uso em outros países
Um código internacional utilizado nos passaportes também foi incorporado, permitindo que o condutor embarque em terminais nos aeroportos do país. O novo modelo também irá facilitar o uso em outros países, já que terá informações impressas em inglês e francês.
Mudanças
As mudanças foram implementadas em dezembro de 2021 pelo Conselho Nacional de Trânsito, que publicou a Resolução nº 886, que foi publicada na especificação, produção e expedição da CNH.
A substituição da CNH será de forma gradual para novas habilitações, dessa forma, não é obrigatória. Ela vai acontecer à medida em que os condutores renovem ou emitam a segunda via do documento.
A resolução, que especifica os itens de que serão adotados e mostrará como o documento visual de segurança, prevê que será o novo modelo da C NH que terá a identificação dos tipos de dispositivos que o fabricante pode definir, além de informações sobre o exercício de remunerada do empresário e atividade médicas que o condutor pode.
A cor da nova CNH também será diferente, além do verde habitual, será incluído o amarelo e os novos elementos gráficos para evitar falsificações e fraudes. O documento contará também com um QR Code e poderá ser veiculado nos formatos físico e digital ou ambos.
CNH Digital
Para ter acesso a CNH Digital basta fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (disponível para Android e iOS), depois do depósito o login com o cadastro único gov.br.
Ao acessar o aplicativo, o condutor deve ler o QR Code que fica parte de trás da sua CNH física e fará uma selfie para que seja feita a validação do cadastro.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então nos siga no canal não Youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Contração muscular. Assim, você acompanhará tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: rafapress / Shutterstock.com