O extrato OFX não é muito conhecido, mas é importante para a contabilidade de empresas e até mesmo para pessoas físicas.
O formato OFX significa Open Financial Exchange, ou traduzindo, Intercâmbio Financeiro Aberto. Este formato foi criado em 1997. Este extrato é muito utilizado em escritórios de contabilidade, pois ele permite a flexibilidade do extrato financeiro em plataformas e aplicativos de gerenciamento de gerenciamento.
Para quem é física, o extrato OFX pode permitir uma provisão bancária em gerenciadores financeiros e programas que não se conectam de maneira automática com a conta pessoal.
É importante ressaltar que nem todos os formatos suportam a possibilidade de emitir um formato OFX, porém, a maioria dos grandes bancos já contam com este padrão.
Este formato propicia que os dados bancários sejam automatizados, dispensando a necessidade de digitação. Essa automatização é possível pois o saldo e as movimentações financeiras são disponibilizadas de modo universal.
Caso o seu banco não permita a possibilidade de emitir o OFX, existem alguns sites e aplicativos que convertem arquivos PDF para OFX Os principais programas que realizam esta conversão são: Microsoft Office e Libre Office.
Ao realizar uma conversão, é necessário atentar para todas as informações, já que podem ser encontrados dados divergentes dependendo do modelo utilizado para conversão.
Como os pagamentos do WhatsApp parecem não ser bancários?
Como abrir um arquivo OFX?
Quando não está aberto em um programa que interpreta seus dados de maneira correta, o arquivo em OFX acaba ficando confuso. Os programas indicados para abrir este tipo de arquivo são: Google Finance, GnuCrash, Sage ERP Accpac, Moneydance e Microsoft Excel.
O Excel não suporta a abertura de arquivos no formato OFX, mas ainda assim permite este formato, já que os dados do arquivo OFX são armazenados como XML, formato nativo do Excel. Confira no próximo tópico como abrir este tipo de arquivo no Excel.
Como abrir um arquivo OFX no Excel?
Para abrir este tipo de arquivo no Excel, basta abrir a plataforma e seguir o passo a passo:
- Clique em “Arquivo”;
- Selecione a opção “Abrir”;
- Clique em “Todos os arquivos Excel”, sem menu;
- Marque a opção “Todos os arquivos”;
- Navegar até o local do arquivo OFX (pode ser o extrato);
- Selecione o arquivo e clique em “Abrir”;
- Neste momento, surgirá um aviso que o formato OFX é diferente;
- Clique em “Sim” para continuar o processo;
- Selecione a opção “Como uma tabela XML”;
- Clique em “Ok” em todos os seguintes avisos para continuar.
Destaca-se que determinados arquivos OFX contêm informações adicionais que impedem que o arquivo importado para o Excel da maneira correta. Se o arquivo não estiver sendo exibido na forma de texto correta, o indicado é abri-lo usando o bloco de notas ou outro editor, a fim de eliminar qualquer coisa que apareça antes da tag (trecho de texto)
Fazer com que os dados sejam entregues em formato XML, o que é fornecido ao arquivo que os dados serão importados para um formato aberto no Excel.
O app do FGTS está dando erro, o que fazer?
Tem mais alguma dúvida sobre o que é e como funciona o extrato OFX ou alguma outra? Deixe nos comentários. Acompanhe um FinanZero também nas redes sociais: @finazero sem Instagram, /FinanZero sem Facebook e @finazero sem Twitter.
No Comment! Be the first one.