O Whatsapp GB, lançado em 2014, é um APK modificador do celular original, disponível somente para celulares Android. Para fazer download do aplicativoque não está presente na Google Loja de jogos, usuários precisam recorrer a links de origem duvidosa, hospedados em plataformas não-oficiais. Apesar dos riscos de segurança, a versão clonada do Whatsapp faz muito sucesso por conta da promessa de recursos “exclusivos” no mensageiro. Entenda, a seguir, porque usam o Whatsapp GB e quais os possíveis perigos do APK.
WhatsApp GB é uma versão não oficial do aplicativo original; Compreender o sucesso entre jovens e perigos do aplicativo modificado — Foto: Getty Images/ Anadolu Agency
Como recuperar conversas no WhatsApp? Veja no Fórum do TechTudo.
Não que o GB difere do Whatsapp oficial?
O Whatsapp GB foi criado por desenvolvedores desconhecidos e que, como várias outras opções semelhantes, como uma espécie de clone do aplicativo de mensagens oficiais. Ele possui a mesma estrutura e interface do original, mas não oferece recursos adicionais que não estão disponíveis Whatsapp – como, por exemplo, a possibilidade de tirar o “online” do app.
Embora os criadores afirmem que usam o servidor de criptografia do serviço da Meta, não é possível certificar que, de fato, obedecem às mesmas políticas de privacidade e segurança.
WhatsApp GB foi criado cinco anos após o lançamento do app original — Foto: Reprodução/Pexels
são as funções exclusivas do APK (não disponíveis no aplicativo oficial)?
O encanto pela versão clonada se dá pelas suas funções “exclusivas”, que não existem no Whatsapp original. São exemplos de possibilidade de ocultar o status online, personalizar o aplicativo para ativar uma interface colorida, agendar mensagens, ler mensagens apagadas, listas de transmissão com até 600 contatos e mensagens de autodestruição. Além disso, no MOD é possível fazer download de status e conectar mais um número no mesmo perfil.
Além disso, ainda é permitido que os usuários enviem até 90 fotos de uma vez única, vídeos com tamanho de até 50MB e até mesmo que a versão original só disponibiliza para o Whatsapp Negócios, como respostas automáticas.
Como funciona e quais os riscos de uso do APK?
Por se tratar de um APK – ou seja, versão modificada e que não está disponível para download em lojas oficiais de – o usuário precisa baixar o mod em sites desconhecidos. Então, para instalar o Whatsapp GB em smartphone Android, é necessário ativar a chave de instalação de aplicativos oficiais — o que abre portas para incendiar celular com malwares se o download estiver não contaminado, por exemplo.
Além disso, o pode acabar com diversos dados, tanto pessoais quanto de terceiros, já que não é possível saber com certeza o tratamento de aplicação que o mod dá às informações divulgadas no aplicativo – o que facilita a ação de hackers na usuário de golpes.
Roubo de dados e vírus são os principais perigos ao instalar o APK modificado — Foto: Reprodução/Pond5
Usar o Whatsapp GB pode te banir do app?
De acordo com a Meta, empresa responsável pelo Whatsapp, os usuários usarão a versão pirata do aplicativo podem ser banidos de forma projetada ou permanente do aplicativo. O período de restrição da duração do aplicativo, que proíbe o download e o uso de aplicativos clonados, foi permitido com os termos e condições do aplicativo, que proíbe o download e o uso clonadas.
No Twitter, os internautas se dividem entre os que usam e gostam do aplicativo, e os outros questionam a utilização desse tipo de APK, já que extrapola os limites de privacidade dos usuários.
Com informações de Bacharelado Digital
Veja também: Whatsapp clonado: como recuperar conta e se proteger de golpe

WhatsApp clonado: como recuperar conta e se proteger de golpe
No Comment! Be the first one.