diDirigir tem se tornado uma atividade mais prática, segura e – por que não? – tecnológica. Parte disso tem a ver com inovações que podem mudar a experiência de quem está atrás do volante. Hoje Watch, a chave pode ser estendida ainda a ser utilizada quando não estiver por perto. ainda há recursos, alguns recursos já se tornam conjuntos para montadores. Nas linhas a seguir, o TechTudo – se é que já não podem mudar seu jeito de dirigir – se é que já não podem mudar seu carro.
Com o Apple CarPlay, é possível fazer ligações e acessar aplicativos com a voz. — Foto: Divulgação/Apple
O Maçã CarPlay é um serviço de carro inteligente disponível no Brasil desde 2014. Ele funciona através da ligação do Iphone, iPad ou iPod ao sistema do carro por meio do cabo Lightning. Caso o veículo seja compatível, o símbolo do Maçã CarPlay aparecerá no painel. Se o veículo para compatível com sistema sem fio, basta conectar-se uma vez via USB e, nas próximas vezes, ele funcionará via Bluetooth.
Dessa forma, é possível enviar e receber mensagens via comando de voz através da Siriassistente da Maçã, para fazer ligações, ouvir músicas e solicitar o itinerário a ser feito. O CarPlay também permite conexão com outros aplicativos de celular, como audiobooks, rádios e vários sistemas de mapas, como Waze e Google Mapas. Além disso, ele oferece imagens de fundo personalizadas para o painel do CarPlay
Para saber se o carro é compatível com o CarPlay, basta conferir no site da Maçã. De acordo com a marca, são mais de 500 automóveisincluindo carros.
Android Auto é o sistema do Google para carros — Foto: Reprodução/Google
Assim como o CarPlay, o Android Auto (Google) é um sistema que oferece recursos inteligentes ao carro. Ele funciona por meio de celulares Android e sua conectividade é feita via Bluetooth ou cabo USB. Basta ligar o smartphone ao painel do automóvel para iniciar a interface do software.
O sistema permite controle via comando de voz com o Google Assistente, seja para chamadas ou para envio e recebimento de mensagens. Também é possível conectar-se aos apps de GPS e de músicas, como o Spotify.
Outro destaque do sistema é o controle remoto de dispositivos conectados ao Google Casa. Segundo o fabricante, o Android Auto é compatível com marcas tradicionais como Chevrolet, Ford, Fiat e Honda.
Tela conta com câmera de ré e GPS com localização de pontos de interesse do motorista — Foto: Isadora Díaz/TechTudo
A câmera de ré é um dos recursos mais conhecidos no Brasil. Apesar disso, ainda ser integrado a veículos mais robustos do que nos modelos populares. A boa notícia é que a instalação é fácil e acessível, podendo ser integrado aos carros que não saem de fábrica com o recurso. Com ela, manobras como balizas e ultrapassagens podem ser realizadas com mais facilidade e segurança.
Para fazer o dispositivo funcionar, basta ativar a marcha à ré e ele será iniciado automaticamente. O produto funciona a partir de uma lente grande angular instalada na parte traseira do veículo. Em alguns modelos, também são instaladas as lentes nos retrovisores laterais, permitindo que os pontos cegos sejam extintores.
Outro recurso que pode ser encontrado nessa tecnologia é a verificação da distância entre o para-choque do carro e outros objetos, assim como alertas sonoros ou até mesmo simulação aérea que indica uma trajetória possível para o automóvel. É válido lembrar que, na hora de escolher o modelo mais adequado, os hábitos de direção devem ser levados em conta. Por exemplo, o horário comum de tráfego é o período noturno, o modelo ideal seria uma câmera de ré com infravermelho.
4. Destrancar com o celular
Apple CarKey permite controle de velocidade e W — Foto: Divulgação/BM
A revolução no modo de dirigir se torna ainda mais evidente quando descobrimos o Car Key, apresentado pela Maçã em 2020. O sistema permite destrancar e ligar o carro através do fazer Iphone ou Maçã Watch, a chave pode ser estendida — embora ainda seja utilizada o dispositivo não estiver por perto
Essa tecnologia funciona pelo NFC. É necessário que os dispositivos previstos sejam bem próximos um ao outro, com no máximo 10 cm de distância. Após o contato do celular com o leitor, é necessário pressionar o botão de botão. Existe a possibilidade de autenticar a ação com o Face ID ou Touch ID, além de ativar o Modo Expresso, sem que haja checagem por biometria. Segundo a Maçãse a bateria do Iphone Os celulares ainda terão cinco horas para ativar o Car Key.
Outra novidade do Car Key é a possibilidade de emprestar a chave do carro para amigos e família através das mensagens da Maçã. Além disso, este recurso disponibiliza a função “Restricted Driving”, que permite a utilização do carro, mas restringe ao dono do veículo a função pré-determinação da atração, a função de velocidade máxima e o controle de atração. Também é possível deletar o acesso a chave de outros usuários.
5. Sistema de entretenimento
O Theater Screen é uma tela de luxo encontrada em carros da BMW — Foto: Reprodução/Engadget
Esse tópico pode até o motorista sem vontade dirigir pois a atenção é essencial para o mesmo veículo. A vantagem fica para quem está no banco de carona ou no de tráspois um sistema de entretenimento pode tornar a viagem muito mais agradável.
O Theater Screen, por exemplo, conta com tela de cerca de 32 polegadas e sistema Fire TV, da Amazonas. Nele, os passageiros do banco de trás pode controlar o volume e todo o catálogo de entretenimento. Por enquanto, somente alguns modelos da BMW incluíram a tecnologia.
6. Pneus inteligentes com 5G
Rodas 5G inteligentes protegem a segurança para outro nível — Foto: Reprodução/Pirelli
Os pneus inteligentes são mais uma das tecnologias futuristas. Desenvolvidos pela Pirelli, elesão um sistema em que as informações do contato entre pneu e solo são comunicadas através da rede 5G. Ou seja, seja equipado com aparelhos que possuam sensores da empresa pode transmitir informações sobre a superfície da equipe e também para veículos próximos, alertando em caso de risco na aquaplanagempor exemplo.
O próximo passo da tecnologia, segundo o fabricante, fornecerá ao carro dados sobre o modelo do pneu, quilometragem e carga dinâmica. Além disso, ele também avisará sobre circunstâncias sensíveis, como a presença água na estrada ou a má aderência do pneu. Dessa forma, o poderá se adaptar com maior facilidade aos possíveis contratempos, além de ter mais controle sobre a manutenção dos pneus.
No vídeo abaixo, confira a live do TechTudo com muitas dicas para escolher sua próxima smart TV
No Comment! Be the first one.