O novo RG digital já está disponível para todos os brasileiros. Assim, é importante entender sobre o novo documento, uma vez que ele está confirmado para substituir o antigo. Saiba mais detalhes.
A princípio, o documento foi criado com o objetivo de unificar as principais informações de uma pessoa em um único registro. Dessa forma, o Governo Federal pretende trazer mais modernidade e segurança para os cidadãos.
É que você provavelmente também gosta:
Nova CNH será lançada em junho; como mudanças
Já é possível emitir o novo RG; saiba como unificar seus documentos
Mudanças no RG
A principal mudança no RG é ele estará disponível apenas no aplicativo agora, podendo ser autenticado via QR Code e funcionar mesmo em modo offline. Nesse modo, a validação eletrônica tem o intuito de diminuir os casos de falsificação.
Além disso, este novo formato do RG tem o CPF como registro principal. Assim, a numeração do documento poderá ser usada em certidões de casamento, nascimento e óbito, bem como em carteira de trabalho, CNH, entre outros.
Além disso, o Novo RG Digital servirá como passaporte para viagens nos países do Mercosul, e a possibilidade é dada por meio de emissão do código MRZ (Machine Readable Zone), estilo padrão internacional.
Sendo assim, você pode ficar despreocupado quanto ao prazo para solicitar o novo documento, pois o tempo será longo. Leia a seguir:
- Crianças de 0 a 12 anos — O RG atual valerá por 5 anos;
- Pessoas de 12 a 60 anos — O RG atual valerá por 10 anos;
- Idosos acima dos 60 anos — O RG atual valerá por tempo indeterminado.
Como emitir o documento
Para novo RG, será necessário solicitar a secretaria de segurança pública seu estado. Inclusive todas as entidades já foram gerar a o documento com as devidas mudanças alteradas.
Dessa forma, o novo registro será expedido em papel de segurança ou por um cartão de policarbonato (plástico), além de ter um formato digital que será acessado pela plataforma gov.br.
Por fim, caso você vá emitir o novo RG sem CPF, o próprio órgão criará o registro automaticamente.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: Governo do Brasil / Reprodução