[ad_1]
Pela primeira vez na história uma árbitra brasileira irá apitar a Copa do Mundo. Neuza Back, de 37 anos, irá atuar na edição deste ano, em novembro, no Catar. A catarinense recebeu a notícia de sua convocação nesta quinta-feira (27), e está ansiosa para o torneio.
Em entrevista após a partida entre Náutico x CSA, na última semana, pela Série B, onde Beck foi escalada, a árbitra comentou sobre a escolha ao Sportv.
“Eu soube pela imprensa. Na verdade, quando as minhas amigas que estão aqui comigo no jogo me falaram: “Nossa, você vai pra Copa do Mundo!” E eu falei: “Hã?”. Eu não tinha nem visto aí comecei ver as reportagens e as notícias e eu fiquei assim: ‘Calma, eu preciso sentar’”, comentou Neuza Back.
Neuza Back: mulheres que incentivam outras mulheres
Historicamente, no Brasil e no mundo, a presença feminina no futebol era um tabu. Muita descrença e descredito permeavam o trabalho das mulheres no esporte mais popular do globo. Para se ter ideia do quão retrograda a sociedade, em uma lei na constituição, de 1941 a 1979, as mulheres foram proibidas de praticarem o esporte que proibia mulheres de praticarem o esporte.
Dessa forma, uma árbitra brasileira em uma Copa do Mundo é algo realmente inspirador para outras mulheres. Mesmo nos dias de hoje, a quebra de barreiras e paradigmas se faz necessária. É preciso lutar, e Neuza Back é uma “porta-voz” disso.
Após a notícia, Neuza explicou o que estava sentido um misto de alegria e gratidão com uma pitada de responsabilidade por ser a primeira mulher a apitar uma Copa Do Mundo. Um grande compromisso que incentivará outras mulheres no Futebol.
“É muito legal, indescritível, é um momento, assim, de alegria, de gratidão e um pouco também de senso de responsabilidade, por eu ser a única mulher eu sei que preciso ir lá e representar todas nós muito bem”, pontuou a árbitra.
Sem esconder a felicidade, a árbitra também falou como noticiou os familiares. De fato, não foi do jeito que ela queria, mas pelo visto a alegria foi imensa.
“Eu fiz uma chamada de vídeo no grupo da família, só que a galera estava toda trabalhando e não me atenderam. Aí mandei no grupo da família. Eu coloquei a foto e falei assim: ‘Vê se vocês acham algum nome conhecido aí. Aí o pessoal identificou e disse: ‘Nossa, que legal!’”, concluiu.
Esta será a primeira Copa do Mundo com mulheres no comando de arbitragem. Serão três árbitras e três assistentes, sendo duas Brasileiras, Edina Alves e Neusa Back.
[ad_2]
Source link
No Comment! Be the first one.