Apesar da popularidade do Pix e do cartão de crédito, o boleto ainda é um meio de pagamento muito popular no Brasil. Entretanto, assim como os métodos de pagamento, o documento também está sujeito a fraudes. Sendo assim, é fundamental quando um boleto é falso ou quando de fato, você precisa pagar o mesmo. Diante disso, confira abaixo, 7 dicas para ver se o mesmo é real ou não.
É que você provavelmente também gosta:
5 dicas para proteger app de banco no seu celular
PicPay anuncia DDA para pagamentos de boleto na plataforma
Cliente Itaú pode pagar boletos com cartão de crédito direto no app
7 dicas para descobrir se um boleto é falso
Antes de realizar o pagamento de um documento, é fundamental saber se o mesmo é verdadeiro, ainda mais se você receber o mesmo via internet. Sendo assim, confira abaixo como descobrir.
1. Verifique os dados do boleto
O documento deve conter o número do CPF, ou CNPJ do emissor e do pagador. Além disso é necessário garantir que você compre, se seus seus estão corretos, e fez no boleto o CNPJ que esta internet, para confirmar a empresa. Além disso, confira o valor e os dados de vencimento do item.
2. Verifique os dados na hora de fazer o pagamento
Quando você realizar o pagamento do boleto, é fundamental confirmar que as informações que não estão no documento são as mesmas quando você vai fazer o pagamento. É essencial redobrar a atenção aos dados da pessoa, ou empresa que aparece na tela de confirmação do pagamento. Se algum dado for diferente, não efetue o pagamento e fale com a empresa ou pessoa que te o boleto.
3. Peça boletos em PDF
Sempre que você receber um documento pela internet, exija que o mesmo venha em arquivo do tipo PDF. É dito isso, pois os documentos que não têm esse formato, são geralmente adulterados ao ser impressos.
4. Verifique o código de barras
Em suma, muitos bancos trocam a imagem do banco que aparece no boleto, mas o código é de outro banco. Para conferir a informação, é necessário analisar os 3 primeiros números dessa sequência, pois eles representam o código do banco do beneficiário.
Para conferir se o número do boleto está correto, você precisa acessar a ferramenta Busca Banco, da Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Em seguida, localizou-se o seu estado e município para uma lista de referência de mercados que atuam em sua região.
Além disso, veja os números finais do código, pois representam o valor do boleto. Ou seja, se o seu boleto é de R$ 53,35, os últimos dígitos do código serão 5335. Se o número for diferente, o boleto é falso.
E se você tentar realizar o pagamento do código de barras pela leitura automática, e der erro, desconfie. Em geral, muitos boletos falsos esse erro e forçam a vítima a fornecer uma sequência errada.
5. Veja os possíveis erros de digitação
Além de analisar as informações principais, os boletos falsos podem ter erros de digitação, que podem desapercebidos. É comum achar esses erros em e-mails e boletos falsos. Veja, por exemplo, se não falta uma letra em uma frase, ou existem erros de português. Pois tudo isso indica que o boleto é falso.
6. Tome cuidado com os boletos que chegam na sua casa
Desconfie de qualquer boleto que chegue na sua casa. Em suma, eles são mais fáceis de sofrer fraudes. O caminho melhor é emitir o boleto direto no site oficial da empresa, pedir que ela mande por e-mail, em PDF. Ou ainda, acesse o documento no aplicativo da instituição.
7. Opte pelo débito automático
Por fim, os boletos recorrentes, como assinaturas de streaming ou a conta da sua internet, podem ser pagos através do débito automático. Dessa forma, você evita ganhar boletos falsos.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com