Residente de Buenos Aires e visitante da Espanha são os primeiros pacientes de variola dos macacos na região. Ambos recebem tratamento sintomático e estão sob observação. O Ministério da Saúde da Argentina confirmou nesta sexta-feira (27/05) casos de variola dos macacos no país. O mais recente é de um residente da Espanha em visita à província de Buenos Aires e sem ligação com o primeiro caso detectado.
“O estado geral do paciente é bom, ele está isolado e tratamento sintomático. Seus contatos próximos estão sobológico, acompanhados clínicos epidemiológicos sendo todos assintomáticos o momento”, comunicado o comunicado da pasta
Trata-se dos dois primeiros casos da doença viral na América Latina. O segundo paciente, que apresenta úlceras sem outros sintomas associados, chegara à última quarta-feira, apresentando os primeiros sintomas no dia seguinte.
O resultado da reação de amplificação PCR da amostra retirada caso foi positivo, o que foi confirmado por este segundo “infecção por vírus pertencentes ao grupo eurasiano-africano do Orthopox”, informou o Ministério. O consistente foi feito com uma observação feita por identificação negativa por micropia eletrônica de transmissão, onde foram produzidos dispositivos de transmissão eletrônicos virais do gênero referido.
Espanha como epicentro
Após tê-lo caso confirmado como suspeito no domingo, a Argentina na própria sexta-feira o último caso de varíola dos macacos na Latina, a Argentina. O residente da província de Buenos Aires, que se encontra recentemente na Espanha, apresentou-se com uma enfermidade.
O resultado da reação de amplificação por PCR do caso foi positivo, por vez, o sequenciamento apresentado alta de homologia com sequências do ramo da África Ocidental.
De acordo com a nota oficial, o paciente encontra-se em bom estado de saúde, em tratamento sintomático. Seus contatos próximos estão sob controle clínico epidemiológico sem apresentar sintomas.
A Espanha tem se revelado um epicentro da varíola dos macacos na Europa, com 98 pacientes confirmados até sexta-feira, superados pelos 106 do Reino Unido. Portugal apresentou 74 casos, havendo também registros da infecção na Alemanha, França, Itália, Estados Unidos, Canadá e Austrália, entre outros.
av (EFE,AP,Reuters)
No Comment! Be the first one.