Na construção do supercarro MC20 Cielo, lançado nesta semana, a Maserati se uniu à (também italiana) empresa de áudio de alta fidelidade Sonus Faber para criar um sistema de som interessante. Com um conjunto de 12 altofalantes, o sistema premium do Cielo reconhece a configuração de teto solar do carro e se automaticamente ambiência, atualizando o melhor tempo, equalização e qualidade de som para oferecer a melhor qualidade de áudio interior.
Projetar e implementar um som refinado em um topo suave, em vez de um modelo com teto de metal rígido, apresenta vários desafios, mas o Sonus Faber parece ter ido bem na tarefa. Segundo um sistema que não supera os ajustes de vários fatores, como os níveis de ganho, o sistema não supera os fatores de ganho e os filtros de equilíbrio de cruzamento de timbres e filtros de cruzamento.
publicidade

Como explica Mario Passarelli, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Sonus Faber, a ideia era oferecer ao motorista uma experiência de música ao vivo, quando o está aberto, e uma mais aprimorada e imersiva quando ele está fechado. “No novo MC20 Cielo, temos afinações diferentes que estão ligadas à posição da capota”, explica o executivo, em comunicado à imprensa. “Quando ela está aberta, o ambiente da cabine muda completamente, assim como a percepção acústica dos passageiros.”
O sistema de áudio do MC20 abrange dois tweeters (saída de agudos) de cúpula de seda da Sonus Faber, duas saídas de médios e dois woofers na porta, um tweeter e um médio no painel central, e dois pares de tweeters e médios na parte traseira para os presentes com som cercar.
Leia mais:
Teto de cristal líquido e motorização reforçado
A composição do retrátil é um teto à parte: feito de PLDC (cristal líquido polimérico-disperso, na sigla em inglês), ele pode ser aberto e fechado em 12 segundos. Já a abertura vertical das portas é, ao mesmo tempo, um recurso estético e prático, já que ajuda a evitar arranjos ao estacionar em uma calçada com meio-fio alto.

No conjunto, o supercarro da Maserati não empolga: a versão conversível do MC20, há um V6 biturbo 3.0 construído 100% pela montadora italiana que gera 630 cv de potência e 74,4 kgfm de torque. A caixa de câmbio automática com oito marchas permite ainda que o carro avance de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, com velocidade máxima de 325 km/h.

O preço do Cielo ainda não foi revelado, mas tirando pelo valor do MC20 padrão, os custos não devem ser inferiores a R$ 2,4 milhões — o superesportivo está disponível no Brasil pela Importações diretasque traz diversos carros de luxo fazer exteriores.
Crédito da imagem principal: Maserati/Divulgação
Já assistiu aos nossos novos vídeos no Youtube? inscreva-se no nosso canal!
No Comment! Be the first one.