O envio de uma declaração de Imposto de Renda 2022 está terminando: os contribuintes têm até 31 de maio, próxima terça-feira, para acertar as contas com o Fisco.
Naturalmente, quem é obrigado a entregar o documento, precisa fazer o envio para evitar como multa e CPF bloqueado.
Mas, em casos determinados, a entrega sem obrigação gerar pode beneficiar: um potencial imposto a restituir, diz Wendell dos Santos, advogado tributarista do escritório LOBaptista. “Mesmo sem precisar declarar, é possível ganhar restituição”.
Vale que a entrega da declaração, pelo critério de rendimentos, inicia aos contribuintes que receberam rendimentos tributáveis, ano a partir de R$ 28.559,70”, explica Giuliana Burger, tributarista do Velloza Advogados.
Como saber se é possível restituir?
Tem imposto a restituir o contribuinte que, depois de todas as despesas, as configurações entre receitas e despesas, sua restituição na fonte maior do que o imposto devido.
Algumas informações podem gerar a restituição, como reporte dos rendimentos tributáveis levados para ajuste na declaração anual, e imposto retido na fonte.
“Quando as fontes pagadoras retêm o imposto de renda na fonte, na maioria das vezes elas não possuem como deduções que serão implementadas àquela pessoa mensal Assim, o valor tributadomente ser Superior do que será o montante tributável cálculos, declarando em um saldo de imposto restituir para o contribuinte”, Janine Goulart, sócio da área de tributos da KPMG.
Além disso, ha muitas deduções aplicadas para 2021, Como gastos com saúde, educação, contribuições à previdência privada do tipo PGBL, pensão alimentícia, entre outros.
Mas para saber se há restituição ou não, o Ideal é fazer o preenchimento no programa.
O próprio ajuste de fazer automaticamente a fontes do valor do imposto de recolhimento com as informações de imposto anual pelo contribuinte ou declaração de restituição de impostos anuais, não final se o contribuinte.
As informações que indicam a restituição constam no informar de rendimentos de uma fonte pagadora, que pode ser uma empresa em que o contribuinte trabalha, por exemplo.
Complemento de alarme?
Nada muda para o contribuinte que não é obrigado a fazer uma declaração, mas se optar por enviar o documento para fins de conseguir uma restituição, deve ter os mesmos cuidados ao preencher a declaração.
“Devem ser reportados todos os bens e direitos, redimentos, dívidas e ônus reais, substituídos, feitos e recebidos, no Brasil e outros diz do mundo. .
“Vale também na ortografia de números e dados para não errr as informações. Além disso, para reduzir despesas médicas, educação e outras é necessário ter os comprovantes guardados”, lembrou Santos.
aperitivo: 10 erros mais comuns na declaração
9 formas de transformar o seu Impposto de Renda em dinheiro: um eBook gratuito te mostra como – acesse aqui!
No Comment! Be the first one.