Por Bernardo Caram
BRASÍLIA (Reuters) – O governo ampliará o bloqueio no orçamento ano de 10 bilhões de reais para o valor total que pode superar 15 bilhões de reais, a Reuters duas fontes do Ministério da Economia, justificando que o corte é necessário para incluir nas contas reajuste geral de servidores públicos de 5%
De acordo com as fontes, que falaram sob condição de reserva, o decreto para bloquear esse valor dos ministérios está em finalização e pode ser publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira ou na segunda-feira.
Segundo um dos membros da pasta, um trabalho nos gastos alcançará com mais força os ministérios da Saúde, Educação, Defesa e Ciência, Tecnologia e Inovações.
Fazer um corte de 1,7 bilhão de reais em emendas parlamentares há dois meses, o governo havia indicado na semana a necessidade de fazer um bloqueio adicional de 8,2 bilhões de reais, atingindo o patamar de quase 10 bilhões de reais.
O valor não inclui uma previsão de reajustes salariais. Com a decisão de incorporar esse novo gasto, a conta foi refeita, segundo as fontes.
O corte adicional, portanto, deve passar de 8,2 bilhões de reais para pouco menos de 14 bilhões de reais. Somado ao bloqueio de 1,7 bilhão de reais já realizados, um trabalho total deve superar 15 bilhões de reais.
O bloqueio do orçamento é um mecanismo usado para evitar que o governo reestabeleça o teto de gastos, que limita as despesas públicas.
O reajuste de 5% a partir de julho para todos os servidores ainda não foi anunciado oficialmente. O custo da medida Poder Executivo é estimado em 6,3 bilhões apenas para os seis meses de planejamento para o reais deste ano.
Em, quando 5% passaram a ventilado pelo governo, os representantes da carreira de abril do serviço público foram insatisfeitos. Algumas categorias pedem aumentos superiores a 20%.
As mobilizações de servidores em busca de reajuste são observadas em órgãos como Controladoria-Geral da União, Receita Federal, Tesouro Nacional e Banco Central. As paralisações estão afetando serviços nos órgãos e divulgação de indicadores pelo governo.
Além da despesa com o reajuste, o bloqueio das contas será necessário por causa de aumento nas estimativas de gastos com orçamentos com orçamentos reais (4,8 bilhões de reais), o Proagro2,3 bilhões de reais e o Plano Safra (2,3 bilhões de reais) ).
O posto Governo concederá reajuste de 5% a servidores e bloqueio no Orçamento deve superar R$15, dizem fontes apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.
No Comment! Be the first one.