Chegou a época do ano de tirar os agasalhos do armário, comprar cobertas mais pesadas e se preocupar com a saúde bucal. Isso porque, dores nos dentes nessa época do ano são muito comuns.
Dessa forma, nessa época gelada ano pode trazer consigo lábios inchados, sensação de garganta seca e sensibilidade nos dentes.
Portanto, confira a seguir curiosidades sobre essa época do ano e entenda por que a mesma pode afetar a saúde bucal, bem como quais cuidados devemos ter no inverno.
Doenças bucais mais comuns no frio
É cientificamente comprovado que o frio é um dos maiores inimigos do bem estar bucal. Isso porque, muitas doenças dessa região acabam dando as caras somente com sua presença. Portanto, confira abaixo as doenças mais comuns no frio:
Sensibilidade;
Cáries;
Sinusite;
Lábios Rachados e Boca Seca.
Dessa forma, todas as doenças são causadas devido a diferença de temperatura do corpo com a da boca. No primeiro caso, a boca acaba naturalmente ficando seca no frio. Isso, além de causar rachadura nos lábios (o que causa inchaço), também ajuda na proliferação de bactérias.
Dessa forma, a boca ressecada pode ser um ótimo ambiente para o surgimento de cáries, que podem causar problemas ainda maiores e fazer o paciente necessitar procurar uma clínica dentária, devido a dores intensas de dente.
Falando em dores de dente, a sensibilidade também é uma questão muito forte no frio. Isso porque, as baixas temperaturas naturalmente causam essa sensação, como quando comemos alimentos frios, como por exemplo, o sorvete.
Entretanto, a extrema sensibilidade causa um incômodo terrível e pode chegar a doer muito, fazendo com que o paciente tenha dificuldade para comer, falar e deglutir, outro possível episódio em que o paciente necessitará de uma visita ao consultório dentista.
Sinusite
Muitas pessoas podem estranhar a presença dessa doença respiratória entre a lista de possíveis problemas bucais causados pelo inverno.
Entretanto, essa patologia que se manifesta nesta época do ano com uma maior intensidade pode ser a grande responsável pelas dores de dente e sensação de mal estar nesse período.
Isso porque, a doença causa uma inflamação da mucosa localizada nos seios da face, questão que acaba pressionando os dentes pré-molares, resultando em mais sensibilidade de dor, que pode facilmente ser confundida com problemas bucais.
Dicas de como manipular as consequências do frio
Apesar das dicas que serão citadas abaixo, é sempre necessário fazer visitas regulares ao dentista, principalmente nessa época do ano. Vale lembrar que somente um especialista poderá avaliar caso a caso e passar os melhores tratamentos.
Vale lembrar que muitas doenças podem causar a perda dos dentes, fazendo com que, ao invés de ter que procurar um dentista, seja necessário ter que procurar tratamentos como implante ou pesquisar por “lente de contato dental quanto custa”.
Porém, confira a seguir 3 dicas de como passar o inverno com uma boa qualidade de saúde bucal.
Como evitar a boca seca
Que a falta de hidratação e boca seca são vilões nós já sabemos, entretanto, como fazer para evitar esse quadro, que pode ocorrer mesmo bebendo muita água?
A resposta é simples! Para evitar este problema as dicas são: não exagere no consumo de bebidas com açúcar e cafeína; durante as refeições opte por bebidas como a água, use gomas de mascar sem açúcar, pois as mesmas ajudam no fluxo da saliva.
Além disso, também é possível evitar a ingestão de bebidas alcóolicas e o fumo, dois grandes causadores de bocas secas, que também podem gerar gengivite e amarelamento dos dentes, principalmente em pessoas que já possuem problemas com a gengiva, por isso procure um dentista especializado em gengiva.
Hidratação
No inverno, é comum que as pessoas deixem de beber tanta água e isso é um verdadeiro perigo. Isso porque a hidratação corporal e da região da boca é um dos principais aliados de uma boa saúde bucal.
Portanto, caso perceba que está bebendo menos água devido ao frio, busque tomar chás (sem açúcar ou adoçante), que são uma opção quentinha de hidratação.
Doces no inverno
Outro hábito que pode aumentar nesta época do ano é um maior consumo de alimentos com muito açúcar, também conhecidos como doces. Vale lembrar que não importa a época do ano, o doce sempre será um vilão para a saúde bucal.
Portanto, para manter o sorriso longe de cáries e evitar o surgimento de problemas como o canal, problema este que necessitará ser tratado com um periodontista, diminua o consumo de doces e opte por alimentos mais saudáveis.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.
No Comment! Be the first one.