
O Instituto de Finanças Internacionais (IIF, na sigla em inglês) sua perspectiva de crescimento global em 2022 pela metade, citando os ambientes da metade invasão da Ucrânia pela Rússiaa resposta da China à onda de Covid-19 e uma política monetária mais apertada nos Estados Unidos.
O IIF também espera redução de 42% nos fluxos de capital para mercados emergentes em relação ao ano passado.
Com base em suas novas estimativas, o grupo disse que o risco de aumento aumentou já que o crescimento real deve estar estabelecido.
“A fraqueza é generalizada e deixa pouco espaço para erro”, escrevem economistas do IIF no relatório. “O risco global é elevado. Nesse contexto, esperamos que o fluxo de não residentes a mercados emergentes desacelere de forma significativa.”
O IIF cortou sua previsão para o crescimento do PIB global a 2,3%, de 4,6%, com o G3 –Estados Unidos, zona do euro e Japão– avançando a uma taxa de 1,9% este ano.
A expectativa é de que a expansão China desacelere a 3,5% de 5,1% na previsão anterior.
“A onda de Ômicron na China é mais prejudicial do que esperávamos e terá um impacto substancial no crescimento e nos fluxos de capital”, disse o IIF.
O crescimento da zona do euro foi anteriormente reduzido de 3% a 1%, principalmente devido aos efeitos da invasão da Ucrânia. Enquanto isso, a América Latina deve crescer 2% com os preços altos das commodities.
Os fluxos de capitais a mercados emergentes devem desacelerar com força, segundo o relatório com os fluxos de não residentes a 972 bilhões de dólares, de 1.680 trilhão no ano passado.
A estimativa de fluxo para o Brasil deve quase cair pela metade, a 55,3 bilhões de dólares.
Isenção de responsabilidade
O Tempos de dinheiro publica informativas, de caráter jornalístico. Essa não constitui uma constituição de investimento.
Cadastre-se nas nossas newsletters e sejam sempre bem informados com as notícias que enriquecem seu dia! O Tempos de dinheiro traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e-mail receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!
No Comment! Be the first one.