
O Ministério da Saúde criou uma sala de situação para o cenário da variola dos macacos – vírus varíola – não Brasil. A medida, anunciada pela pasta na noite desta segunda-feira objetivo (23), tem como objetivo elaborar um plano de ação para o rastreamento de casos suspeitos e na definição do diagnóstico clínico e laboratorial para a doença.
“Até o momento, não há notificação de casos suspeitos da doença no país. A pasta encaminhou estados aos um comunicado de risco sobre a patologia, com orientações aos profissionais de saúde e informações disponíveis até o momento sobre a doença”, informou o Ministério da Saúde, em nota.
2 A vigilância de doenças com potencial para emergência em saúde pública é monitorada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância Nacional (Cievs), que atua de forma permanente, detectando informações por dia.
A variola dos macacos é uma doença viral endêmica no continente africano, com transmissibilidade moderada entre humanos.
No último sábado, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações constituiu, em caráter consultivo, uma Câmara Técnica Temporária de pesquisa chamada Câmara Pox MCTIpara acompanhar os desdobramentos científicos sobre o vírus varíolaconhecido como variola dos macacos.
A medida de vigilância científica com consulta a países especializados é necessária, segundo o órgão, casos de investigação investigados em diante como Portugal, Espanha, Reino Unido e Estados Unidosem maio deste ano.
Receba como as newsletters do Money Times!
Cadastre-se nas nossas newsletters e sejam sempre bem informados com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receber as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!
No Comment! Be the first one.