Compre uma casa é o ideal de vida de milhões de brasileiros. Mas você sabia que é possível ao financiamento de terreno para construir-la do zero?
Muitos não sabem, mas existe a possibilidade de financiar um terreno e construir um imóvel totalmente personalizado.
A maioria das pessoas, quando pensa em comprar uma casa ou apartamento, pensa exatamente em um financiamento imobiliário. Esse tipo de crédito também permite a aquisição de um terreno.
Nesse post vamos falar mais sobre o financiamento de terreno e quais suas particularidades. Acompanhe:
Como funciona o financiamento de terreno?
O financiamento terreno tem a mesma premissa de um parecer de tradicional. O que muda é que, nesse caso, o tomador utiliza o dinheiro para comprar um terreno, que servirá como local para construção de um imóvel.
Não são todos os bancos que oferecem essa alternativa, mas um dos mais conhecidos é a Caixa Econômica Federal (CEF).
Cada uma das instituições tem suas atribuições e regras, por isso é importante estar atento ao contrato.
Basicamente, o tomador utiliza o dinheiro para a compra do terreno à vista e segue pagando como pagamento para a instituição financeira depois.
Como pedir o cartão de crédito do Banco do Brasil?
Quais são as diferenças entre o financiamento de imóveis e de terreno?
A principal diferença é com relação à financiada. No caso do financiamento imobiliário é possível conseguir um crédito que fica entre 80% e 100% o valor do imóvel. Já sem financiamento de terreno, o máximo é de 70%.
Outro fator relevante é que as taxas de juros costumam ser mais altas, em comparação com a compra de uma casa já construída.
O financiamento imobiliário permite a utilização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), algo que não ocorre na compra de um lote.
Algumas instituições financeiras precisam que o bairro onde o terreno fica localizado tenha uma infraestrutura pronta para o início da construção.
são as opções de cartão de crédito para quem tem pontuação baixo?
Quais as vantagens de comprar um terreno?
Mesmo tendo taxas de juros mais altas, o financiamento de terreno pode trazer uma série de vantagens a quem escolhe essa opção.
Um dos grandes nomes dessa linha de crédito é que a aprovação não é demorada. Assim como em outros financiamentos, o terreno passa por uma análise de crédito, mas nesse caso é algo que ocorre com mais rapidez.
Em um financiamento de imóveis, por exemplo, existe a necessidade de uma avaliação na estrutura da casa ou apartamento. Mas no terreno isso é preciso, o que acaba não tornando o processo bem mais rápido.
Outra facilidade é que o cálculo é mais simples, pois não há construção para a medida e o financiamento por metro.
Outra grande vantagem em adquirir um terreno é o jeito de poder construir uma casa do que considera ideal. Nem sempre é possível encontrar um imóvel que chegue em nossos gostos pessoais, mas nessa alternativa fica mais fácil conseguir isso.
Quem pode solicitar esse financiamento?
Para fazer a solicitação é necessário se encaixar em alguns requisitos. São eles:
- Ser maior de 18 anos ou ter 16 anos e ser emancipado;
- Comprovar a renda mensal com documentos atualizados;
- Ser brasileiro ou ter se naturalizado;
- Contratar os serviços de seguros oferecidos no início do contrato de financiamento.
Afinal de contas, como financiar um terreno?
O primeiro passo consiste em encontrar suportes de financiamento de terreno. o suficiente e avalie todas as condições oferecidas por cada uma das instituições financeiras.
Se for possível, faça uma simulação para ter uma ideia de como funciona o processo no banco escolhido. A maioria dos bancos possui um sistema simulador dentro do site oficial.
Para quem não tem muita prática online é possível entrar em contato com as empresas presenciais.
Depois de pedir o financiamento de terreno, o banco em questão deve fazer uma análise de crédito. Essa avaliação consiste em verificar o histórico como pagador, se há dívidas e se o cliente está com o nome limpo.
Caso seja aprovado, o valor do crédito pode ser liberado para que o tomador faça a compra do terreno escolhido. Vale ressaltar que os bancos financeiros até 70% o valor do lote e o restante devem ser pagos como entrada pelo cliente.
Você tem mais alguma dúvida sobre financiamento de terreno? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finazero sem Instagram, /FinanZero sem Facebook e @finazero sem Twitter.
No Comment! Be the first one.