Imagem: A_B_C / shutterstock.com
O Cadastro Único (CadÚnico) serve como base para fazer o selecionador social do Governo Federal como vários programas. Entre eles, o mais famoso é o Auxílio Brasil.
Além disso, é possível a tarifa social de energia elétrica, a aposentadoria para as pessoas de baixa renda e a Casa Verde e Amarela. Diante da importância dele, confira abaixo como consultar a sua inscrição.
É que você provavelmente também gosta:
Revisão do Cadastro Único passa por nova
Inscritos no CadÚnico terá acesso ao kit antena; veja como vai funcionar
Governo inicia revisão do Cadastro Único. É possível perder benefícios?
Saiba como consultar a sua inscrição no CadÚnico
Em suma, os municípios são responsáveis por fazer visitas periódicas às famílias de baixa renda, para fazer o cadastro. Se uma família de baixa não receber uma visita, ela precisa ir até o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do seu município para fazer o seu CadÚnico.
Além disso, caso você já tenha o cadastro e deseje fazer uma consulta do mesmo, é necessário seguir o passo a passo abaixo:
- Acesse o local “Meu CadÚnico” ou app do mesmo nome (Android e iOS);
- Em seguida, informe os seus dados, conforme a solicitação do sistema;
- Feito isso, escolha a opção “Não sou um robô”;
- Depois disso, faça o teste requisitado;
- Por fim, toque em emitir.
Se suas informações não aparecem, refutam o procedimento e confirmam as informações. Vale destacar que as pessoas com cadastro há menos de 45 dias no CadÚnico ainda não aparece na base de dados.
Além disso, tanto para quem faz o CadÚnico, quanto para quem já tem, e, inclusive, ganha o benefício, manter o cadastro atualizado. Por isso, é necessário se informar ao CRAS quando houver um nascimento, falecimento ou a saída de alguém do lar.
Por fim, é preciso no CadÚnico, a alteração do endereço ou trabalho de qualquer familiar, e há informações sobre uma mudança de endereço, é procurar ou CRAS do seu município para atualizar os dados.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: A_B_C / Shutterstock.com