
(Reuters) – A Rússia está reduzindo a proporção de receitas em moeda estrangeira que os exportadores devem converter em rublos de 80% para 50%, disse o Ministério das Finanças nesta segunda-feira, depois que a política contribuiu para ganhos acentuados na moeda local.
Apesar de uma crise econômica provocada pelo conflito na Ucrânia, o rublo subiu cerca de 30% em relação ao dólar este ano, e na segunda-feira atingiu uma alta de quase sete anos em relação ao euro.
Isso levantou preocupações de que a moeda forte possa prejudicar as receitas orçamentárias da Rússia com as exportações.
O Ministério das Finanças disse que uma comissão do governo decidiu reduzir a proporção das receitas que as empresas voltadas para a exportação devem converter em rublos.
“Isso está ligado à estabilização da taxa do rublo e ao alcance de um nível suficiente de liquidez em moeda estrangeira no mercado doméstico”, disse o ministério.
A Rússia introduziu a conversão obrigatória de moeda estrangeira no final de fevereiro, depois que as sanções ocidentais – impostas em resposta ao que a Rússia chama de sua “operação militar especial” na Ucrânia – congelaram quase metade das reservas do país e privou o banco central da capacidade de intervir no mercado de câmbio. .
Desde então, o rublo foi impulsionado pela demanda dos exportadores, enquanto houve demanda limitada por dólares e euros dos importadores devido a cadeias de suprimentos interrompidas.
A procura a retalho por moeda estrangeira também foi travada por restrições aos levantamentos de dinheiro de contas bancárias e às transações transfronteiriças.
No Comment! Be the first one.