
(Reuters) – A Organização Mundial da Saúde não tem evidências de que o vírus da varíola dos macacos tenha sofrido mutação, disse um executivo sênior da agência da ONU nesta segunda-feira, observando que a doença infecciosa endêmica na África Ocidental e Central tende a não mudar.
Rosamund Lewis, chefe do secretariado de varíola que faz parte do Programa de Emergências da OMS, disse em um briefing que as mutações são normalmente mais baixas com esse vírus, embora o sequenciamento do genoma dos casos ajude a entender o atual surto.
Os mais de 100 casos suspeitos e confirmados no recente surto na Europa e na América do Norte não foram graves, disse Maria van Kerkhove, líder técnico em doenças e zoonoses emergentes da OMS.
“Esta é uma situação controlável”, disse ela.
Os surtos são atípicos, segundo a OMS, pois estão ocorrendo em países onde o vírus não circula regularmente. Os cientistas estão procurando entender a origem dos casos e se algo sobre o vírus mudou.
Casos FACTBOX-Monkeypox em todo o mundo[ nL5N2XF1XF]EXPLICATIVO – Quão preocupados devemos nos preocupar com a varíola dos macacos?
No Comment! Be the first one.