A FecomercioSP deseja adicionar medidas de segurança no pagamento por algumas aproximações. O objetivo é reduzir os golpes e as fraudes no Brasil. Em suma, a entidade quer que o cliente peça autorização prévia para a liberação da função, por exemplo.
A sugestão veio do Comitê Meios de Pagamento, do Conselho de Economia Digital e Inovação (CEDI) da FecomercioSP. E assim, o Comitê encaminhou a proposta à Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). A meta é “aprimorar a segurança nas transações que envolvimento por aproximação (contactless)”, uma entidade em comunicado. Abaixo, confira os detalhes.
É que você provavelmente também gosta:
Segurança: é possível tirar o pagamento por aproximação do cartão PicPay?
Pagamentos com cartão de crédito: brasileiros movimentam R$ 478 bilhões
FecomercioSP quer alterar pagamento por aproximação
De acordo com o texto, a FecomercioSP quer que seja solicitado o consentimento do cliente de cartões de crédito e débito para que a função de pagamento por aproximação seja habilitada. Além disso, uma entidade sugere que as instituições financeiras estão disponíveis para transações do tipo.
O certificado que será necessário criar limites para cada categoria comercial, ou MCC (Merchant Category adicional Code). Assim, tipo do tipo de compra e do valor da senha, do pedido de série o PIN ou cartão em mais situações.
Atualmente, a oferta da senha só acontece quando o pagamento supera o limite que a função contactless tem. Segundo a proposta, o pedido de senha seria mais frequente, ao considerar mais fatores, como o estabelecimento, e o tipo de produto.
Entidade que quer aumentar o aumento de golpes
De acordo com a FecomercioSP, o pagamento por aproximação facilita o dia a dia dos usuários e empresas. Entretanto, “os golpes e as fraudes relacionadas a esse tipo de operação têm aumentado a cada dia”, disse a entidade.
Assim, os golpes também prejudicaram os comerciantes, explica a FecomercioSP. É aqui que os consumidores cancelam as operações que não reconhecem, e o estabelecimento não tem como provar que foi vítima de fraude. Dessa forma, há o cancelamento do pagamento, e o comerciante sai no prejuízo. A FecomercioSP diz ainda que:
“Um dos fatores que só podem fazer os crimes são que muitos clientes não sabem que têm o recurso sem contato para uso no cartão, alguns descobrem quando são vítimas de golpes). Além disso, atualmente, cabe ao consumidor pedir à instituição financeira para desabilitar a funcionalidade.”
A partir disso, a FecomercioSP deseja tornar o pagamento por aproximação mais usada, e mais segura. “O ambiente de negócios também, ficando ainda mais competitivos e inovadores, acompanhando como tendências sim de meios de negócios”.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: Rido / Shutterstock.com