A Declaração Anual do MEI – DASN-SIMEI é feita por meio do Portal do Empreendedor, assim como outros procedimentos relacionados ao MEI, tais como a inscrição, a impressão de boletos, a alteração e baixa. Além disso, todos os anos o MEI deve informar para a Receita Federal o total da sua receita bruta referente ao ano anterior. Sendo assim, confira a seguir como fazer a sua.
É que você provavelmente também gosta:
MEI, pequenas e microempresas: saiba como quitar dívidas com até 90% de desconto
11 benefícios importantes que todos MEIs têm direito em 2022
Confira os 4 motivos que podem fazer o MEI ter o seu cancelamento do CNPJ
Como fazer a minha Declaração Anual do MEI?
Todos os anos, tudo que você vende presta de serviço, com uma emissão de nota fiscal ou não, precisa estar na sua Declaração Anual do MEI. Para isso, basta somar todos os valores que estão no “Relatório Mensal de Receitas Brutas”, referente a cada mês. Assim, isso deve facilitar o processo de Declaração Anual.
Abaixo, confira como fazer o passo a passo:
- Não Portal do Empreendedorescolha a opção “Declaração Anual – DASN-SIMEI”;
- Preencha o campo com o CNPJ da empresa e os caracteres alfanuméricos;
- Feito isso, toque em “Continuar”;
- Em seguida, você visualizará dois tipos de Declarações/Ano calendário: Original e Retificadora. Na linha “Original” deve aparecer vários anos. Escolha a opção do ano anterior para fazer a Declaração Anual do MEI.
- Enquanto isso, no campo “Valor da Receita Bruta Total”, informe o faturamento total anual da empresa. Abaixo, é necessário o valor das receitas referências às atividades de comércio, indústria e serviço de transporte intermunicipal e interestadual;
- Assim que terminar a Declaração Anual do MEI o sistema vai perguntar se deseja imprimir a mesma. Basta confirmar e aguardar o comprovante de sua Declaração Anual do MEI para apresentar quando necessário.
Pronto! É importante que a declaração deve ser feita entre 02 de janeiro e 31 de maio do ano subsequente. E se você perder o prazo, ainda poderá pagar uma multa, mas terá que pagar uma multa.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com