Na última sexta-feira (13), o Bradesco disse que a sua subsidiária Bradesco Financiamentos SA encontrou um incidente que pode ter exposto dados. De acordo com o banco, o possível de dados se limite ao Bradesco Financiamentos. Sendo assim, confira abaixo se você teve os seus dados comprometidos.
É que você provavelmente também gosta:
Bradesco leiloa imóveis para pagar em até 48 vezes
Fintech do Santander sofre golpe do Pix que desviou R$ 13 milhões
Vazam dados de 53 mil clientes do Bradesco; saiba se você foi exposto
Por meio de um comunicado ao mercado, o Bradesco disse que a falha “poderia permitir uma visualização não autorizada de dados de aproximadamente 53 mil contratos de financiamento de veículos de clientes”. Mesmo que os dados em questão não incluíssem dados negociáveis, os clientes que tiveram suas informações foram notificados para incidentes de golpes.
Além disso, o texto assinado por Leandro de Miranda Araújo, diretor executivo e de Relações com Investidores do Bradesco, dizia que “todas como medidas calculadas para a solução do incidente. Bem como de comunicação aos clientes e às autoridades competentes, foram aprovados pela Bradesco Financiamentos”.
Além disso, o comunicado afirma que “a natureza visualizados não afeta os sistemas dos acessos dos dados desses clientes de negociação por meio do Bradesco Financiamentos”. O Bradesco também diz que “aumentou seu compromisso com a transparência e a segurança dos dados dos clientes”.
Em suma, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) não estima punições específicas para SO casos de transferência de dados. Entretanto, ela pode aplicar administrativas. Se um consumidor sofrer algum dano em decorrência de seus dados pessoais, ele pode acionar na justiça. E assim, a empresa responsável pelo fornecimento, neste caso o Bradesco vai ter que reparar uma situação.
Os especialistas pedem que os usuários observem a contratação de serviços e Financeiro desconhecidos em seu nome. Além disso, devem desconfiar de cobranças ou de notificações inesperadas vindas por meio de mídia digital, ou física. Por fim, tome cuidado com os contatos que pedem os seus dados.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: fizkes / Shutterstock.com