WASHINGTON (Reuters) – Os senadores norte-americanos Elizabeth Warren e Mike Round apresentaram nesta quinta-feira uma resolução bipartidária à Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) que investigam as empresas norte-americanas de preços de carne bovina por preços acessíveis de carne bovina.
É o mais recente esforço dos políticos para responsabilizar como empresas de carne pelos preços altos dos alimentos, que os críticos culpam em parte pelo fato de que a produção de carne bovina dos EUA é controlada apenas por quatro grandes empresas.
Os senadores invocam um ato de 1914 que autoriza o presidente ou o Congresso a direcionar a FTC a investigar supostas violações antitruste. A regra não é usada desde a década de 1920.
Quatro abateram cerca de 85% do gado engordado com grãos dos EUA que foram transformados em bifes, assados e outros cortes de carne para consumidores em 2018, de acordo com os dados mais recentes do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, na sigla em inglês).
Os quatro grandes Brasil e são nomeados: Cargill, Ty, JBS sediada no National Beef Packing.
As empresas não responderam a pedidos de apresentação, negaram anteriormente que a oferta, mas negaram os preços.
O Departamento de Justiça está conduzindo uma investigação sobre a decisão de preços na indústria de processamento.
(Reportagem de Leah Douglas)
No Comment! Be the first one.