
Por Amruta Khandekar
(Reuters) – Os principais índices de Wall Street caíram nesta segunda-feira, com dados pessimistas vindos da China aumentando as preocupações sobre uma desaceleração econômica global em um cenário de aperto agressivo da política monetária pelo Federal Reserve dos EUA.
Os mercados de ações da China e da Europa caíram, enquanto o petróleo caiu, pois os dados mostraram que a atividade econômica da China esfriou acentuadamente em abril, com os bloqueios do COVID-19 afetando fortemente o consumo, a produção industrial e o emprego.
Nove dos 11 principais setores do S&P caíram no comércio da manhã. As ações discricionárias de tecnologia e de consumo caíram 1,6% e 1,8%, respectivamente.
Empresas de grande crescimento como Amazon.com (NASDAQ:), Alphabet (NASDAQ:) Inc, Microsoft Corp (NASDAQ:), Apple Inc (NASDAQ:), Tesla (NASDAQ:) Inc e Nvidia (NASDAQ:) Corp caíram entre 1,1% e 2,6%.
As ações de energia tiveram desempenho superior e subiram 1,5%.
Wall Street fechou em forte alta na sexta-feira, mas ainda assim o índice Nasdaq e o índice Nasdaq registraram sua maior sequência de perdas semanais em mais de uma década.
“Os investidores estão um pouco céticos. Eles estão apenas testando as águas para ver se o rali vai continuar ou voltar para baixo”, disse Robert Pavlik, gerente sênior de portfólio da Dakota Wealth Management.
“Claramente não estamos fora de perigo no que diz respeito à economia. Ainda não vimos o pico da inflação, podemos testar novamente essas baixas e possivelmente descer ainda mais.”
Os investidores estão preocupados que os aumentos agressivos das taxas de juros pelo Fed para combater a inflação de décadas possam levar a economia dos EUA à recessão, com o conflito na Ucrânia, os problemas na cadeia de suprimentos e os mais recentes bloqueios relacionados à pandemia na China exacerbando a situação.
Dados divulgados na segunda-feira mostraram que a atividade fabril no estado de Nova York caiu em maio pela terceira vez este ano em meio a um colapso em novos pedidos e remessas.
O S&P 500 e o Nasdaq, de alta tecnologia, caíram 16,2% e 25,8%, respectivamente, até agora este ano, com as ações de crescimento sendo afetadas por preocupações de que maiores aumentos nas taxas de juros possam prejudicar seus fluxos de caixa futuros.
Os traders agora estão precificando uma chance de quase 86% de um aumento de 50 pontos-base pelo Fed em junho.
Às 9h49 ET, o índice caiu 231,10 pontos, ou 0,72%, em 31.965,56, o S&P 500 caiu 37,13 pontos, ou 0,92%, em 3.986,76, e caiu 148,58 pontos, ou 1,26%, em 11.656,42.
O foco agora está no relatório de vendas no varejo que deve ser divulgado na terça-feira, após dados preocupantes de inflação e confiança do consumidor na semana passada.
Varejistas como Walmart (NYSE:) Inc, Home Depot (NYSE:) e Alvo Corp (NYSE:) devem divulgar seus resultados trimestrais esta semana.
Spirit Airlines (NYSE:) saltou 8,2% depois que a JetBlue Airways (NASDAQ:) lançou uma oferta hostil de aquisição em dinheiro pela operadora de desconto. As ações da JetBlue caíram 3,4%. As ações da concorrente Frontier Group Holdings subiram 3,9%.
A Netflix Inc (NASDAQ:) subiu 1,4% depois que a Wedbush atualizou as ações da pioneira em streaming para “superar” de “neutra”.
Os problemas em declínio superaram os avançados para uma proporção de 1,56 para 1 na NYSE e uma proporção de 1,42 para 1 na Nasdaq.
O índice S&P registrou um novo máximo de 52 semanas e 29 novos mínimos, enquanto o Nasdaq registrou 10 novos máximos e 60 novos mínimos.
No Comment! Be the first one.