Maio entra em sua terceira semana com alta global dos preços no radar. Depois de conhecido o Índice de Preço ao Consumidor (IPCA) de abril, aqui Brasil, e os números da inflação nos Estados Unidos, Europa e Ásia também vão divulgar seus indicadores nos próximos dias. A escalada inflacionária tem obrigado como autoridades a abandonaram medidas de estímulo e subir juros, aumentando os temores de uma desaceleração econômica, o que alimenta um sentimento de aversão ao risco.
Na quarta-feira (18) saem os índices de preços ao Reino Unido, que já iniciaram ao ciclo de aperto Europeu, e na União já deu início ao ciclo de aperto Europeu, e na União onde o Banco Central ir pelo mesmo caminho. Para o indicador britânico, o consenso Refinitiv uma provisão mensal de 2,6% em abril. Já para inflação na Zona do Euro, a expectativa é de alta de 0,6%. Na sexta-feira (20) sai o índice de preços ao produtor da Alemanha, principais economias do bloco.
Na Ásia, o Japão divulga seu índice de preços ao consumidor um dia antes, na quinta-feira (19). O país é um dos poucos que ainda mantém suas medidas de estímulo, resistindo a um aumento de juros. Na terça-feira (17) sai o PIB japonês no primeiro trimestre e na quarta, o dado de produção Industrial do país.
Indicadores de atividade econômica também são esperados nos Estados Unidos: na terça-feira saem como vendas do varejo e produção industrial de abril. Para o varejo, o consenso Refinitiv para uma nota alta de 0,9% na comparação com março. Já para a produção industrial é significativo, mensalmente positivo de 0,0%, desacelerando em relação à atividade em ritmo de 0,9%.
Aqui no Brasil, agenda está esvaziada. O Relatório Focus do Banco Central, com a previsão da semana das economias, fica mais uma semana sem ser divulgado, por conta dos servidores do BC. Na última quinta-feira a autoridade monetária inveja uma proposta de reajuste de 22% para o Ministério da Economia, mas volou atrás, alegando haver inconsistências no texto da minuta.
Com isso, o IBC-Br, que também deveria sair na segunda-feira, também não será divulgado. Está previsto apenas um divulgação de estatísticas fiscais, nsegunda-feira (16) pela manhã. Neste mesmo dia, sai a balança comercial mensal, divulgado pelo Ministério da Economia.
Na B3, é dia de vencimento de opções sobre Ibovespa e, na sexta, de vencimento de opções – as duas sessões prometem ser de volatilidade extra. A Movimento está familiarizada com quem tem acompanhado o vai e vem dos mercados nas últimas semanas.
uma
Na quinta-feira (19), acionistas do Carrefour Brasil (CRFB3) se reúnem em assembleia geral extraordinária (AGE) para deliberar sobre a proposta de compra do Grupo Big. Dois pontos precisam ser aprovados: o pagamento, em dinheiro, de R$ 5,25 bilhões aos atuais controladores do Big, o fundo de atualizações propriedade privada Advent International e Walmart; a incorporação dos 30% remanescentes do capital social pelo Carrefour Brasil.
A Operação, 7 bilhões no total, de também 202, para decidir de forma definitiva sobre todos os termos do ACC, também, para decidir de forma definitiva sobre todos os dias, incluindo os termos do ACC, completam a medida.
Após o fechamento da operação, o Carrefour vai iniciar os trabalhos para a conversão das 388 lojas do Grupo BIG (send 63 Maxxi, 43 Sam’s Club, 86 BIG, 45 Super Bompreço, 54 Nacional e 97 TodoDia).
E a temporada de balanços corporativos chega em sua reta final. A maioria das empresas que não resultaram até agora, apresentam os números já na segunda-feira. São mais de 20 companhias, com destaque para o Magazine Luiza (MGLU3) e Itauza (ITSA4).
Confira como empresas que divulgam resultados na última semana de balanços:
Segunda-Ferrat (16/05)
- Nima
- galáxia agrícola
- Inter de Milão
- Aliado
- Ambipa
- cruzeiro do sul
- Área de Trabalho
- produto eletrônico
- espasolazze
- equatorial
- Gafiza
- Gninas
- vida feliz
- Herber
- Hidrovias do Brasil
- Receita Federal
- Itousa
- Newbank
- revista louisa
- Oncologia Clínica
- Órion
- TC
- Unipar Carbocloro
- energia vibracional
Quinta Fira (19/05)
Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.
No Comment! Be the first one.