Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o órgão suspendeu mais de 5,24 milhões de benefícios no ano passado.
Entre os fatores mais comuns, está uma suspeita de fraude, dados desatualizados no Cadúnico e não comparecimento na perícia agenda médica no Instituto.
É que você provavelmente também gosta:
Banco Central recupera e se junta a servidores do INSS e do MIP em busca de reajuste salarial
Saiba como consultar o extrato de contribuições ao INSS
INSS: a maioria dos brasileiros não sabe com qual valor irá se aposentar; confira como simular
Como recuperar e recuperar o benefício?
No caso de não existirem documentos de perícia médica agendada, deve-se marcar uma nova identificação de médicos e laudos à consulta portando exames e exames.
Fator que pode suspender os pagamentos do INSS é. Assim, se o beneficiário for declarado, será necessário ir à uma agência da Previdência Social para controlar a regularidade do benefício.
Em informações desatualizadas no Cadastro Único (CadÚnico), agora é possível atualizá-las diretamente no aplicativo disponível para Android e iOSsem precisar sair de casa.
Além disso, o banco não pode prejudicar o benefício do INSS por 60 dias, pois isso pode sinalizar que o beneficiário está morto. Portanto, atente-se a esse prazo.
Em relação ao Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), os motivos são um pouco diferentes. A falta no programa de reabilitação profissional em continuidade e justificação em trabalho em caso de aposentadoria especial pode ser suspensa.
“Em todos os casos os casos, pode apresentar documentação ou atualização segura dos dados que pagamento do benefício é restabelecido. O corte não é “de surpresa”. O INSS comunica antes sobre a exigência encontrada para dar o direito de ampla defesa ao seguro.” Adriane Bramante, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) para o jornal Extra.
Auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez do INSS
Caso seja beneficiário do auxílio-doença ou aposentado por invalidez do INSS e tenha tido seu pagamento suspenso, saiba que nem tudo está perdido.
É possível entrar com um recurso no Conselho de Recursos do Seguro Social (CRSS) possível ou prazo de 30 dias após o corte do benefício.
No entanto, será necessário marcar um agendamento para entregar o recurso através do número 135, pelo site ou numa agência do INSS.
Além disso, vale ressaltar que o prazo de decidir é chegar de 85 dias, podendo a um ano e meio. Porém, se não quiser esperar tanto tempo, você também pode entrar com uma ação judicial.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com