O Open Finance ou sistema aberto é a possibilidade dos clientes financeiros Bancos permitirem o compartilhamento de informações entre instituições autorizadas pelo Banco Central. O projeto busca facilitar o acesso à informação dos usuários.
Para Marcos Alexandre Pina Cavagnoli, diretor digital de cash management e Open Finance do Itaú Unibanco, uma nova opção vai poupar o tempo e dinheiro dos brasileiros. Entenda, a seguir, como a nova ferramenta funciona.
É que você provavelmente também gosta:
Open Banking pode injetar R$ 760 bilhões no mercado de crédito, segundo Serasa
Open Finance no Brasil
Cavagnoli falou sobre o Open Finance no South Summit Brasil, evento de tecnologia e inovação que começou dia 4 e terminou dia 6 de maio, em Porto Alegre (RS). Como exemplo da utilidade do serviço, o executivo deu dois exemplos.
O cliente autoriza o acesso ao compartilhamento de informações pelo Open Finance vai conseguir ver no aplicativo do banco o saldo das contas que tem coletivo em outras instituições, algo como um por meio de uma conta única.
Além disso, se o cliente tem Financeiro em diferentes bancos, ele também vai conseguir ver o valor total. Para o executivo do Itaú, essa novidade vai facilitar a organização dos brasileiros, principalmente quem mantém mais de uma conta ativa nos bancos.
Open Finance está seguro?
Além de seguir diretrizes importantes da LGPD (Lei de Proteção de Dados), como instituições devem estar de acordo com as normas para implementação de segurança cibernética para participar do Open Finance.
Além disso, qualquer problema causado por práticas não planejadas dentro das diretrizes do projeto serão punidas rigorosamente pelo Banco Central e os envolvidos serão responsáveis.
O que o Open Finance mostra?
Confira algumas informações que podem ser compartilhadas pelo projeto:
- Extrato bancário;
- Empréstimo;
- Produtos de investimentos;
- Previdência;
- Seguros;
- Câmbio.
Além de simplificar a vida financeira do cliente, outro objetivo do Open Finance é abrir mais possibilidades de oferta de crédito. A opção já está disponível em todos os bancos tradicionais e qualquer acessório de acesso pode ser reduzido a um momento.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então nos siga no canal não Youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Contração muscular. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: THICHA SATAPITANON / Shutterstock.com