A idosa Maria Gomes dos Reis, de 121 anos, foi “descoberta” pela Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, depois de passar mal e precisa de um atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A baiana pode ser considerada uma pessoa mais velha do mundo.
De acordo com a certidão de nascimento, Maria Gomes dos Reis nasceu em 16 de junho de 1900, no povoado Bela Vista, em Bom Jesus da Lapa, onde mora até hoje.
Acamada, a aposentada mora com a neta Célia Cristina, já que todos os seus filhos morreram.
“Dou comidinha na boca, nós temos que fazer tudo, trocar fraldas. A minha vida agora está resumida em cuidar dela”, disse Célia ao G1.
A neta de Maria Gomes relata que a avó era bem ativa.
“Ela criou os netos e os bisnetos. Ela que cuida de tudo. Era bem ativa até pouco tempo, cozinhava, lavava roupas”, conta.
Francesa é a mais velha, afirma Guinness

Foto: Igreja de Santa Maria/Facebook
A pessoa mais velha do mundo reconhecida pelo “Livro dos recordes”o Livro dos Recordes, era a japonesa Kane Tanaka, de 119 anos, que faleceu no dia 19 de abril deste ano.
Kane Tanaka nasceu em 2 de janeiro de 1903 na região de Fukuoka (sudoeste do Japão). A idosa tinha uma saúde relativamente boa e morava em uma casa de repouso, onde gostava de jogos de tabuleiro e de resolver problemas matemáticos. Além disso, amadurecidos e chocolates.
Após a morte da japonesa, o título a ser da freira francesa Lucile Randon, de 118 anos, nascido em 11 de fevereiro de 1904. Mesmo que nenhum órgão oficial atribuído ao título, a irmã Andrés se tornou a pessoa mais velha e “de longa”, já que é seguida por uma polonesa de 115 anos, disse Laurent Toussaint à Agência France-Presse (AFP).
Atualmente, a freira vive em uma casa de estação francesa em Toulon, na turística Côte d’Azur.
“Ela está feliz”, disse o seu assessor de imprensa, David Tavella, à AFP. “Mas é apenas uma etapa, já que seu objetivo é destruir Jeanne Calment”, acrescentou, referindo-se à francesa que morreu em 1997 aos 122 anos (sul).
Já a neta da baiana Maria das Gomes brinca: “A idade avançada a gente sabe que ela tem, mas saber que ela é a mais velha do mundo? A gente fica até abismada”.
Idosa pode ver a quinta geração

Foto: Reprodução/TV Globo
Mesmo com os cuidados, a caseira está acamada há pouco mais de oito anos. Antes disso, a neta destaca-se quando a avó estava saudável, era conhecida por não faltar uma missa.
Ao todo, são 13 bisnetos, seis tataranetos e a família dez a espera de que Maria Gomes veja a quinta geração nascer.
Além da rede Célia Gomes, como bisnetas Vitória Stefani e Ivanilde Gomes cuidam de todas as burocracias que a aposentada pode precisar.
“Sou por ela, porque ela não tem condições de se locomover para fazer prova de vida. Por isso, eu resolve algumas coisas por ela”, conto Vitória Stefani.
A jovem declara que a bisavó ainda conversa com as pessoas, mesmo com as dificuldades e com o esquecimento.
“Ela ainda tem noção de muita coisa, conversa com a gente, às vezes ela esquece quem é, agora que com mais frequência ela não está lembrando”, conto Vitória.
Ivanilde tinha que morar com Maria quando 6 anos e muito grata pela educação e apoio oferecido pela idosa.
“Nunca me faltou nada, e ela semper menina falou para a seguinte frase, que eu a minha vida: ‘Vai estudar,’. Se hoje eu consegui fazer uma obra foi graças ao incentivo que eu tive da minha bisavó”, disse.
Fonte: G1
Esse conteúdo Idosa de 121 anos da Bahia pode ser a pessoa mais velha do mundo foi criado pelo site Fatos Desconhecidos.
No Comment! Be the first one.