À frente da monarquia mais ilustre da história, Elizabeth II se transformou em um acontecimento. Tudo o que a soberana britânica faz, toca ou esnoba vira notícia. Com 96 anos, sua majestade é considerada a mais longa da trajetória da Coroa do Reino Unido. São 70 anos no comando do trono — e contando. Tamanho sucesso de Betinha — apelido carinhoso dado pelos brasileiros a ela — acaba por ofuscar as rainhas de outros países.
Perto da matriarca da personalidade, Windsor, qualquer perda de brilho e, talvez, o status de soberana ou monarca. Afinal, Elizabeth é uma poderosa. Diante de tantas notícias a respeito de Betinha, um Coluna Claudia Meireles procure abrir um espacinho na nota de publicação para mostrar quem são as outras rainhas do mundo. Confira 4 personalidades reinantes ou no papel consorte, no caso de reinante.
1 – Margarida
Fazer países sob o regime monárquico, apenas dois têm uma rainha como líder, o Reino Unido e a Dinamarca. No segundo, a soberana responde pelo nome de Margrethe, de 82 anos. Ela ascendeu ao posto em 14 de janeiro de 1972. Enquanto a majestade quase não perde a postura mais firmea ser totalmente o oposto, sendo descrito como um ícone de simpatia e “do um carisma inabalável”.

A rainha Margrethe tem 82 anosImagens Steffi Loos/Getty

Ela comanda a monarquia da DinamarcaPatrick van Katwijk/Getty Images

Kate Middleton e a rainha MargretheSamir Hussein – Pool/WireImage/Getty Images

Ela e Elizabeth, do Reino Unido, são as únicas mulheres no comando de um tronoHannes Magerstaedt/Getty Images

A Dinamarca tem como rainha Margrethe II, no poder desde 1972Imagens de Ole Jensen/Getty
0
De acordo com a imprensa, Margrethe não perde a oportunidade de esbanjar um sorriso. Nem as cerimônias fúnebres escapam do bom humor da rainha. Quando houve o funeral do marido, o príncipe Henrik, em 2018, ela manteve uma expressão alegre ao cumprir as autoridades e enquanto estava sentada ao lado do caixão. Mídia e súditos não estranharam o jeito descontraído da soberana.
Margrethe tem 1,82 cm de altura. Do casamento com Henrik, ela teve dois herdeiros, Joachim e Frederico, sucessor do trono. Desde a infância, uma monarca gosta de desenhar um ponto de ser ilustradora “anônima” de publicações locais. Além de exibir de um traço impecável, a rainha é uma talentosa figurinista, razão para integrar o tempo de contratados da Netflix. Um gigante do transmissão pagará as habilidades da majestade.

2 – Máximo
Um ano antes de Margrethe suceder o pai na chefia da Coroa dinamarquesa, nascia Máxima, esposa do rei Willem-Alexander da Holanda. Pode parecer coincidência, mas a personalidade chegou ao mundo em terras argentinas. Desde 2013, ela está na função de rainha consorte. Formada em economia, a “hermana” chegou a trabalhar em bancos internacionais, como o HSBC, em Nova York.

A vida de plebeia de Máxima mudou de água para o vinho em Sevilha. Em uma feira na cidade espanhola, ela o então Príncipe. Dona de uma espontaneidade singular, um executivo não caiu nas graças de Willem-Alexander no primeiro momento. Ainda assim, ele desistiu e atravessou constantemente o Oceano Atlântico para ver de perto a amada em solo norte-americano. A argentina não resistiu ao charme e cedeu às investidas.
Máxima e Willem-Alexander se casaram em 2002. Por terem atuado durante a ditadura na Argentina, os pais da noiva foram vetados do enlace. O rei costuma caracterizar a esposa como: “Espontânea, interessante e simpática”. O casal tem três herdeiras, Catarina Amália, Alexia e Ariana. Ao renunciante, a rainha Beat de defini-la se conecta como: “Máxima tem um grande coração e uma grande capacidade de conectar com as pessoas”.

O rei Willem-Alexander e a rainha MáximaP van Katwijk/Getty Images

A rainha consorte nasceu na ArgentinaPatrick van Katwijk/Getty Images

Máxima é garantia em economia P van Katwijk/Getty Images

A economista possui três filhas, Catarina Amália, Alexia e ArianaPatrick van Katwijk/Getty Images)

Eles se conheceram em uma feira em Sevilha, na Espanha Imagens de Max Mumby/Indigo/Getty
0
3 – Sílvia
Se Máxima carrega nas veias o sangue argentino, Silvia tem um quê tupiniquim. A rainha consorte da Suécia nasceu na Alemanha em 1943, sendo fruto de um empresário germânico com a brasileira Alice Soares de Toledo. Alguns parentes moram na cidade paulista de São João da Boa Vista, onde passaram a infância. Com 78 anos, a exclusivo da realeza sueca está casada com o rei Carl XVI Gustaf.

A história do casal parece enredo de filme de romance. Os dois se conheceram nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972. Eles subiram ao altar em 1976. Do relacionamento de décadas, tiveram três filhos, Victoria — a princesa herdeira —, Carl Philip e Madeleine.
Em entrevista especial à EPTV, afiliada da TV Globo, em 2019, Sílvia revelou detalhes de como o Brasil continua presente na rotina. Com fluência em português, ela tem um pé de jabuticaba no jardim do Palácio de Drottningholm. A rainha consorte se deleita com as frutinhas. Os filhos da alemã-brasileira também saboreiam uma delícia típica em terras verdes-amarelas.

O casal Sílvia e Carl XVI Gustaf Jonas Gratzer/Getty Images

Sílvia passou parte da infância no BrasilMichael Campanella/Getty Images

Ela tem um pé de jabuticaba em casa Michael Campanella/Getty Images

A exclusivo da realeza sueca diz amar o BrasilNils Petter Nilsson/Getty Images

Eles estão à frente da monarquia suecaMichael Campanella/Getty Images
0
4 – Letícia
Nem parece, mas Letizia soma 49 anos. Rainha consorte da Espanha, ela é casada com o rei Filipe VI. Antes de “sim” ao então príncipe, um jornalista selou o relacionamento com o escritor e professor de literatura Alfonso Guerrero em 1998. A união não funcionou no regime civil e durou um ano. Quando anunciaram que iriam se o marido e mulher, o ú não tornará agradou os núcleos nem o núcleo da família real.

O rei Filipe VI e a rainha LetiziaPaolo Blocco/Getty Images

Letizia está com 49 anosCarlos Alvarez/Getty Images

Rainha Letizia esbanja belezaMichel Porro/Getty Images

Rainha Letizia Acompanhado marido, o rei Felipe VI, e das duas filhas, as princesas Leonor e Sofia Europa Press Entertainment/Europa Press via Getty Images

Príncipe Charles e rainha Letizia da EspanhaImagens de Max Mumby/Indigo/Getty
0
Antes de ser rainha consorte, Letizia atuava como apresentadora de tevê e repórter da emissora TVE. Inclusive, a profissional se destacou tanto na função que ganhou o prêmio de melhor jornalista espanhol em 2002. Dois anos depois, ela e Filipe se casaram na Catedral de Almudena, em Madri. A dupla tem duas herdeiras, Leonor, detentora do título de princesa das Astúrias; e Sofia, com o status de infanta.
A mídia bate na tecla que Letizia não tem papas na língua. O maridão escapou da personalidade forte da ex-jornalista. No anúncio do casório, o então príncipe cortou a fala da noiva. Entretanto, ela rebateu a intromissão como: “Deixa-me acabar”. Não só isso. A rainha consorte já fez um político calar a matraca durante um evento esportivo. Os jornais chamam a mãe de Leonor e Sofia “como uma das mulheres reais mais elegantes do mundo”.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.
No Comment! Be the first one.