A Ong Tech Transparency Project (TPP), que investiga como principais empresas de tecnologia do mundo que o YouTube Kids, versão da plataforma de vídeos exclusivos para crianças, exibirá cultura de conteúdos de conteúdo que promove e armas de fogodietas e clareamento de pele.
De acordo com o TPP, vídeos que falaram positivamente sobre cocaína e metanfetamina, com instruções sobre como esconder uma arma, com incentivo ao clareamento de pele, e que introduziam a dietas nãoforam encontrados no aplicativo do YouTube Kids.
publicidade
Filtros imperfeitos
Além dos vídeos com não recomendados para as crianças, Ong denuncia também vídeos com conteúdo a ser usado como comercial ou promocional, o das políticas do YouTube Kids. Em nota, a empresa se defendeu das aplicações, e que as empresas são promovidas a filtros automatizados.
A empresa também declarou que as levam em consideração a revisão humana e o feedback dos pais das crianças que utilizam uma plataforma. No entanto, mesmo com o aprimoramento constante dos filtros por parte das equipes de engenharia do YouTube, eles são imperfeitos.
Leia mais:
Esta não é a primeira vez que o YouTube se vê em uma polêmica com vídeos violentos e obscenos recomendados para crianças. Após problemas com a legislação dos Estados Unidos para conteúdo infantilo YouTube dividiu o Kids em três categorias: 9 a 12 anos, 4 a 7 anos e menores que 4 anos.

Com a intenção de testar os filtros, o pessoal da TTP criou um perfil dentro de cada faixa etária do YouTube Kids e desativou o controle parental em todos eles. Ao buscar termos conhecidos, os autores dizem que os termos encontrados são considerados perigosos.
Entre os resultados, para termos como “cocaína” e “metanfetamina”, pesquisados em inglês, os resultados encontrados como a canção “Cocaine”, de Eric Claptonque tem trechos que podem ser entendidos como algo que glamouriza o consumo da droga.
Segundo os pesquisadores, também foram encontrados vídeos que mostram as crianças ensinando a fazer “doces de cristal do Liberando o mal”. No Brasil, a série não é recomendada para menores de 16 anos, e os protagonistas são fabricantes e traficantes de metanfetaminas. Ou seja, o vídeo mostra como fazer um simulacro de drogas.
Através da: UOL
Já assistu aos novos vídeos no Youtube do Olhar Digital? inscreva-se no canal!
No Comment! Be the first one.