Os grupos do Telegrama feito muitos usuários questionarem a segurança do aplicativo de mensagens. Isso os chats podem chegar a até 200 mil membros, dificultando o controle das informações porque esses canais compartilham. Atualmente, as ameaças mais comuns nos chats são a divulgação de links com malwares e phishing, a disseminação de notícias falsas e práticas de spam, entre outras. Pensando nisso, o TechTudo Uma lista com os principais perigos de canais do Telegramadisponível para celulares Android e Iphone (iOS). Confira dicas e saiba como se proteger.
Grupos do Telegram podem oferecer perigos aos usuários; nosso — Foto: Divulgação/Getty Images
É possível usar o Telegram no Notebook? Descubra no Fórum do TechTudo
1.Vírus e outros malwares
Com a popularização do Telegrama, os hackers têm distribuído malwares que podem fazer com que terceiros interceptem o áudio e a câmera do celular, de modo a realizar o sistema de ocultação ou até infectar operacional por completo. Para se proteger, não abra links ou arquivos enviados em grupos por remetentes desconhecidos. Evite também baixar softwares para dos meios oficiais, como as lojas de apps Loja de aplicativos do Google e Loja de aplicativos. Outra dica válida é a segurança do aplicativo ativar a autenticação em dois fatores nas configurações.
Golpes de phishing são comuns não Whatsapp e também se propagam no Telegrama. Nesse caso de fraude, as ofertas de entrega de dados falsos e de ofertas de dados supostamente imperdíveis para padrão são entregues como o tipo de oferta e o padrão de entrega de dados ou bancários.
especialistas em segurança digital recomendam não mostrar o nome completo ou o número de telefone sem perfil, pois pessoas mal intencionadas podem usar essas informações para fins fraudulentos. Para se proteger, vá até Configurações > toque em “Privacidade e Segurança” > pressione em “Número de Telefone” > selecione a opção “Ninguém” ou “Apenas os seus contatos”.
Para evitar golpes, não se encontram em grupos dos quais desconhece a procedência. Além disso, desconfie de usuários que utilizam o chat com promessas de ganhos rápidos, ofertas ou participação em rifas e esquemas de pirâmide.
3. Acesso a conteúdos sensíveis e/ou desinformação
Os grupos de Telegrama facilitam o alcance mesmo de envio das mensagens, já que o alcance da quantidade de pessoas em um canal. Contudo, a praticidade também torna o app uma fonte favorável de disseminação de notícias falsas e de informações.
Telegram pode ser canal de divulgação de desinformação e golpes — Foto: Getty Images
Para evitar, desconfie de mensagensistas, verifique as fontes de comunicação e a veracidade da notícia em veículos oficiais de notícias. Acessar agências de checagem também é uma forma de conferir a procedência da informação.
Também é possível ocultar detalhes e evitar surpresas desagradáveis desabilitando a reprodução automática de GIFs e vídeos app do Telegrama. Para isso, vá em configurações, selecione a opção “Dados e Amazenamento” e desabilite a função.
4. Divulgação de dados para terceiros
Como não é possível saber a identidade dos integrantes do grupo, é recomendado nunca fornecer dados pessoais para terceiros nos canais desconhecidos. Além disso, estão sempre alerta: desconfie de grupos estranhos e de suspeitos para prevenir ciladas Telegrama.
Veja também: Telegrama: quatro funções curiosas

Telegram: quatro funções curiosas
No Comment! Be the first one.