O Pix, com quase dois anos de funcionamento no Brasil, tornou-se o queridinho da população por sua praticidade e agilidade.
Entretanto, em novembro de 2021 foram lançadas pelo Banco Central como funcionalidades Pix Saque e Pix Troco, mas diferentes das outras transações feitas via Pix, essas funcionalidades ainda têm baixa adesão dos brasileiros.
Como saber onde as funcionalidades estão disponíveis?
Segundo o divulgado pelo Banco Central, hoje, existem cerca de 15 mil pontos de atendimento que suportam modelos, sendo eles caixas eletrônicos, estabelecimentos comerciais e correspondentes bancários.
As instituições disponibilizam a lista de postos de atendimento no formato de Dados Abertos. Também é disponibilizado ao usuário gratuitamente, um mapa, que é atualizado em cada duas horas, para que ele possa encontrar onde estiver disponível, desenvolvido em parceria pelas modalidades Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) e Pay Ventures.
Para ter acesso ao mapa, basta acessar o site mapapix.com.brcoloque sua localização informada sobre os estabelecimentos que estão nas proximidades e que podem ser feitos Pix Troco.
Qual a diferença de Pix Saque e Pix Troco?
As funcionalidades são muito acessíveis e possibilitam ao usuário obter em espécies sem necessitar ir até um caixa eletrônico.
As duas funcionalidades do Pix saque se diferenciam, porque na modalidade, o consumidor que realiza um pagamento comum ao estabelecimento, recebe de volta o valor em espécies. Já na modalidade troco, o consumidor, ao fazer uma compra no estabelecimento, faz um Pix com um valor a mais para obter a diferença em espécies.
Limites do Pix Saque e Pix Troco
O usuário pessoa física conta mensalmente com oito operações gratuitas, incluindo os saques tradicionais.
O limite para saque diurno é de R$ 500,00 e para noturno é de R$ 100,00, mas, julgar necessário, o estabelecimento pode determinar valores menores.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então nos siga no canal não Youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Contração muscular. Assim, você acompanhará tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com