
O principal índice da bolsa brasileira recuava na tarde desta sexta-feira, numa sessão que alternava altas e baixa, enquanto o mercado avaliava o impacto de dados robustos de emprego na política monetária dos Estados Unidos.
Não Brasila pauta corporativa ganha destaque, após balanços como de Petrobrás (PETR4) e Bradesco (BBDC4).
A estatal e o banco privado eram destaques de alta. Vale (VALE3) e B3 (B3SA3) pressionavam o índice.
Às 15h58 (de Brasília), o Ibovespa (IBOV) caía 0,20%, a 105.095,62 pontos. Na semana, o índice caminha para queda de 2,8%, na quinta baixa semanal seguida. O volume financeiro era de 21,6 bilhões de reais.
O foco do dia é uma abertura de 428 mil postos de trabalho para o setor agrícola em abril nos EUA, acima dos 391 mil esperados pelo mercado. Houve revisão para baixo no índice de março.
O imposto de desemprego ficou estável.
Os dados norte-americanos, que mostram um mercado de trabalho norte-americano robusto, são chave na definição dos próximos passos da política econômica no país, em meio à evolução dos juros pelo Reserva Federal (Fed)o banco central dos EUA, para conter a imposto.
O indicador ganha por vir após o presidente 0 mais destaque pelo Fed,5 ponto na quarta-feira, com percentual ainda Jerome Powelldescartando por ora uma alta de 0,75 ponto.
Ainda assim, a curva de juros precisa chance maior de aumento de 0,75 ponto na próxima reunião.
“Hoje o dia é de montanha russa”, disse Simone Pasianotto, economista-chefe da Reag Investimentos. “Forma, os globais ainda digerem o mercado e os riscos de inflação de aumento geral e crescimento dos mercados global, frente à inflação e aumento dos juros global, em todo o mundo.”
Em Wall Street, os principais índices de ações caíram entre 1,2% e 1,9%, também em sessão volátil.
No front corporativo, a Petrobras subia 2,6%, com o estudo do primeiro trimestre e após o estudo da primeira fase do mercado 4,56 bilhões de reais de primeiro trimestre e acima da estimativa de preços de mercado.
A petrolífera ainda pode ser definida.
Entre outros destaques, as ações de Petz (PETZ3).
Já Alpargatas (ALPA4) disparava 7,2%, depois que sua marca Havaianas teve receita líquida record para um primeiro trimestre.
Receba como as newsletters do Money Times!
Cadastre-se nas nossas newsletters e estamos sempre bem informados com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receber as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!
No Comment! Be the first one.