Saiba como funciona o financiamento de imóvel usado e quais são os documentos para isso. Acompanhe.
Financiar um imóvel é uma boa alternativa para quem quer realizar o sonho da casa própria. A partir dessa modalidade de crédito é possível adquirir a casa dos sonhos, mesmo que não tenha o dinheiro para comprá-la à vista.
O processo é o mesmo para ambos os financiamentos, tanto quanto usado.
Muitas pessoas têm dúvidas sobre como funcionam essa linha de crédito. Mas neste post vamos focar no financiamento de imóveis usado. Veja mais.
O que é financiamento de imóveis?
O financiamento imobiliário é como um tipo de orientação. Basicamente, o banco paga ao vendedor do imóvel. Depois, o cliente precisa o dinheiro para a instituição financeira por meio de serviços financeiros e isso acontece em contrato.
O consumidor não pode negociar o imóvel enquanto não sair, mas ele fica em seu nome nesse período.
Como condições de pagamento, banco ou acordo com cada um deles, cada um deles terá regras sobre prazo de pagamento, taxas de juros e valor do imóvel a ser.
são os documentos de produção para o financiamento de imóveis usados?
Para adquirir um imóvel usado, o cliente precisa cumprir regras. Os documentos essenciais para isso são:
- Documentos de identificação como o RG e CPF (originais e cópia)
- Certidão de casamento ou união estável
- Documentos que comprovem o regime de bens (do casamento)
- Comprovante de residência
- Comprovante de renda
- Certidão conjunta negativa da dívida da união negativa
- Páginas da carteira de trabalho (cópia)
- Extrato da conta do FGTS
Por ser um imóvel usado, como instituições financeiras podem solicitar outros documentos, como o carnê do IPTU e certidão do titular.
Qual a diferença entre financiar um imóvel novo ou usado?
No caso de um imóvel novo, o cliente consegue parcelar a entrada diretamente com a construtora. Já do valor será quitado o restante banco em que foi contratado financiamento.
Vale excelent que as parcelas só começaram a ser pagas à instituição financeira quando as chaves contratadas.
Já nos imóveis usados, o pagamento da entrada deve ser acordado entre comprador e vendedor. Além disso, esse trato deve ser formalizado em um documento de compra e venda.
Após o contrato de financiamento ser registrado no Cartório de Registro de Imóveis, a chave já pode ser entregue. Mas isso acontece desde que o é financiado com valor em seu proprietário contata.
Você tem mais alguma dúvida sobre o financiamento do imóvel usado? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finazero sem Instagram, /FinanZero sem Facebook e @finazero sem Twitter.
No Comment! Be the first one.