Fatura paga duas vezes: é possível, o que acontece nessas situações, como resolver e demais questões sobre o problema
Com crédito o avanço internet e dos meios digitais como facilitadores dos usuários, é comum que grande parte dos seus usuários utilize o cartão de compras online ou física. De acordo com o SPC Brasil, mais cartão de 50 milhões de pessoas usam de crédito como principal forma de pagamento.
Com isso, alguns usuários podem encontrar dificuldades quando problema relacionado ao meio de pagamento surge. Como resolver o problema e quais são as medidas tomadas para essa situação.
Empréstimo pessoal com taxas a partir de 1,49% am é na FinanZero, simule agora!
O que acontece se eu pagar uma fatura duas vezes?
O pagamento duplo de uma fatura resulta em uma cobrança também duplicada. Isso significa que ao pagar uma conta ou a fatura do cartão de crédito duas vezes, o valor será cobrado na mesma quantidade do salário do indivíduo.
Esse problema pode ocorrer de forma manual, pelo próprio cartão de crédito. Então, o indivíduo pode se confundir e pagar duas vezes pela mesma conta. Uma outra possibilidade é que a dívida seja cobrada ou descontada automaticamente.
O que fazer quando a mesma fatura é paga duas vezes?
Nessa situação, o cidadão deve entrar em contato com a instituição para entender o ocorrido. É válido também verificar se ambos os pagamentos foram descontados da conta, sistema que é possível que algum erro de ter impedido o desconto do valor.
Ao entrar em contato com o banco o indivíduo pode entender quais serão os próximos passos que devem ser feitos para resolver o problema. É comum que a instituição possa ser contatada por meio de telefonema, de forma presencial em agências ou pelo aplicativo.
Qual a diferença de limite de compras à vista e parcelado?
Qual o prazo para resolver?
É comum que o banco trabalhe de uma forma e isso implica no prazo de resolução. Contudo, o esperado é que o problema de pagamento duplicado seja resolvido em até 30 dias úteis. Se o indivíduo não tiver alguma informação do banco, como prazo ou solução, ele deve entrar em contato com a justiça e informar o problema.
Como evitar que a mesma fatura seja paga duas vezes?
É possível evitar que uma fatura seja paga duas vezes conferindo de o valor foi devimente descontado no primeiro pagamento. Assim, ao conferir se a foi realmente paga, o indivíduo pode contatar o banco para informar o pagamento ou guardar o comprovante de pagamento para indicar a quitação da dívida.
Uma outra dica, é anotar as dívidas, assim ao ver uma nova cobrança o indivíduo já sabe que algo está errado. Se o pagamento duplicado foi feito de forma automática pelo banco, apenas será possível informar a instituição do ocorrido para que o erro seja resolvido internamente.
Posso o valor de volta quando uma fatura é paga duas vezes?
Cada instituição pode ter sua política quando esse problema acontece. Os bancos podem optar pela devolução do valor que foi cobrado não igual ou fornecer o pagamento da próxima fatura.
O indivíduo deve ter consciência de quais são as opções informadas pelo banco e assim optar pela escolha ou pela escolha que desejar. De qualquer forma, o banco precisa encontrar uma solução para o erro.
O que fazer se o banco não devolver o valor quando a fatura é paga duas vezes?
Como, o banco precisa encontrar uma maneira de restituir o indivíduo e assim corrigir o problema. Uma hipótese, a entrega do dinheiro, é a confiança da instituição e não precisa ser alguma medida que seja.
De acordo com o código de defesa do consumidor, os bancos têm a obrigação de devolução do valor exigido para a obrigação, ou podem oferecer uma instrução de pagamento como faturas próximas. Se nada for feito pelo banco, o indivíduo deve entrar em contato com todos os noivos do pagamento duplicado, o indivíduo não deve entrar em contato com todos os noivos do pagamento duplicado, e recusa o banco em justiça pagar o valor devido.
É possível cancelar parcelamento automático?
E então, restau mais alguma dúvida sobre a possibilidade de pagar uma mesma fatura duas vezes? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finazero sem Instagram, /FinanZero sem Facebook e @finazero sem Twitter.
No Comment! Be the first one.