
O chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell, fala durante uma reunião ministerial conjunta entre chanceleres da América Central e do Caribe (SICA-CARICOM), na Cidade do Panamá, em 3 de maio de 2022. – AFP
A União Europeia espera-se a cúpula dos chefes de Estado e de governo com os países da América Latina e do Caribe (UE-Celac) informados nesta feira (3) nesta terça-feira (3) o bloco de chefe externo do Estado, Josep Borrell.
“Não há um encontro entre a União Europeia e a América Latina desde 2015, e acho que passou muito tempo. O mundo mudou demais em sete anos”, declarou Borrell durante encontro comleres da América Central e do Caribe (Sica Caricom).
Borrell assegurou o terreno” para “encontro da União da América Latina no segundo semestre de 203” que coincida com o presidente europeu e que pré-bloco a carga da Espanha.
“Não quero uma cúpula para ter cúpula, para o só cerimônia, para o poder, para evento, mas para o que significa mobilizar energias políticas”, disse ele mais tarde à AFP.
“A Europa tem que levar mais em conta a América Latina. Se não temos, é porque, afinal, não nos traz problemas. Estamos mais preocupados com a África, o Sahel, a Líbia, o Mediterrâneo, o Cáucaso, o Oriente Médio. Agora a fronteira com a Rússia, porque aí que temos sérios problemas”, explicou é.
Borrell disse que espera “colocar em dia” as relações no nível institucional. “transformação digital, mudanças ambientais mais ponderadas e construídas”, que têm sido construídas.
Embora não tenha coincidências políticas com alguns países da região, Borrell disse que a União Europeia mantém “excelentes relações” com a América Latina.
No entanto, ele reiterou um quarto de novembro, desde que o presidente foi mandatório em 2007, no ano passado para a sua rivalidade ou exilados, com a maioria dos seus rivais ou exilados.
“Eu disse isso em muitas ocasiões (…) A Nicarágua é um regime ditatorial que viola direitos e liberdades e que tem toda a desaprovação da União”, comentou Borrell.
No entanto, ele descartou que esta circunstância implícita a retirada da sede diplomática europeia de Manágua, “porque não ajudaria a manter o contato” de que os nicaraguenses precisam.
Saiba mais
+ Nova Montana: 3ª geração da picape da Chevrolet chega em 2023
+ Ômicron: Sintoma inesperado da emergência em crianças preocupações médicas
+ Vendedores do Mercadão de SP ameaçam clientes com golpe da fruta
+ Vídeo: Mãe é atacada nas redes sociais ao usar roupa justa para levar filho à escola
+ Horóscopo: confira uma previsão de hoje para seu signo
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ ‘Ictiossauro-monstro’ é descoberto na Colômbia
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Verificar o resultado
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identificação lula gigante responsável por naufrágio de navio 2011
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
No Comment! Be the first one.