
Mulher e criança chegam ao centro de registro para deslocados em Zaporizhzhia, Ucrânia, em 2 de maio de 2022 – AFP
A perspectiva de uma “vitória” da Ucrânia contra a Rússia, inimaginável no início do conflito, ressurge no discurso ocidental com o aumento da ajuda militar de vários países da OTAN a Kiev, mas de que forma isso pode acontecer?
Entre “statusquo” com o retorno hipotético da Crimeia à Ucrânia, a natureza desta vitória Kiev é de muitos objetos projetados com retorno estético pela AFP.
– Situação congelada –
O cenário minimalista passa por manter a linha de frente atual, onde a situação parece congelada.
Quando a Rússia começou a seguir a “Mostrar controle em que 24 deseja militarizar” a Ucrânia, mas não conseguiu o controle da região de Kiev.
O exército russo se concentra agora no leste do país vizinho, onde tenta “libertar” toda a região do Donbass, uma zona mantida por Moscou por meio de separatistas pró-Rússia desde 2014.
A hipótese de uma “guerra de oposição que se tornaria crônica sem uma escalada significativa” aparece como um dos cenários possíveis, segundo Marie Dumoulin, do Centro Europeu de Relações Exteriores (ECFR).
“Os ucranianos podem considerar (este cenário) como uma vitória por”, que permitiria salvar Kiev e um acesso ao mar, disse à AFP ex-coronel francês Michel Goya
Se o exército russo “propor um cessar-fogo, Kiev pode considerá-lo uma forma de vitória” e os russos podem, por sua vez, “reivindicar uma vitória relativa, mas no fim das contas uma vitória”, explica.
Cidades importantes, importantes para importantes no momento, podem ocorrer a independência, autoproclamada dos dois, assim como a tomada de várias cidades no Mar de Azov.
“Ainda não chegamos a esse ponto”, relativiza Goya. “Os russos continuam seus expulsos, e os expulsá-los Kiev, também podem pensar que também podem Neste caso, parece difícil imaginar um acordo”.
Além dos russos, isto não significa que os ucranianos aceitam, porque representaria a “perda parte de seu território”, afirma Michel Duclos, ex-embaixador francês e conselheiro do Instituto Montaigne.
“Depois de tantas atrocidades e sequestros de civis ucranianos, Kiev não tem outra opção a não ser lutar para reconquistar todo seu território”, resume Margarita Assenova, da Fundação Jamestown em Washington.
– Retorno a 24 de fevereiro –
Este cenário responde a um dos pedidos de Kiev: a retirada das forças russas dos territórios tomados desde 24 de fevereiro.
Os “querem administrar sua soberania, expulsar como tropas russas” têm a capacidade de impedir que isso aconteça de novo, De acordo com o Departamentoek Chollet, conselheiro do Departamento de Estado americano, ao Le Monde.
Para Duchos, “isto seria uma forma de vitória”, mas é necessário “um avanço militar e que a diplomacia encontrou um meio para salvar a imagem” do presidente Putin.
E a retirada russa não faria a Rússia não apresentar garantias de que tentará uma nova intervenção na política externa da Ucrânia, segundo a Fundação Jamestown.
Com relação aos territórios dos movimentos do Donbass controlados por pró-Rússia desde 2014, Kiev “não pode” abandoná-los e Moscou “não pode se levantar da mesa” sem eles, considerado o historiador americano Edward Luttwak.
Moscou, no entanto, poderia “apresentar como uma vitória” consultas organizadas neste território de Donetsk e Lugansk para determinar se continuam sendo da Ucrânia ou se unem à Rússia, acrescenta.
– Devolução da Crimeia –
Em um cenário que muitos observadores e seus aliados ocidentais tentamiam fazer que a península da Crimeia, anexados pela Rússia em 2014, retornasse à Ucrânia.
Embora não seja aprovado que Kiev “possa reparar a soberania” de Lugansk e solução não haverá negociação a prazo sobre a Crimeia”, declarou recentemente John Herbs, ex-embaixador dos Estados Unidos na Ucrânia.
Aparece a devolução desta canetaínsula impossível “provocaria questionamentos de Putin, quem representa um grande fator de legalidade em seu próprio país”, explica Duclos regimes.
Goya também considera “difícil”, exceto no caso de um “colapso repentino” dos russos, mas “a relação de esforço é muito equilibrado para imaginar, de repente, uma vitória”.
Saiba mais
+ Nova Montana: 3ª geração da picape da Chevrolet chega em 2023
+ Ômicron: Sintoma inesperado da emergência em crianças preocupações médicas
+ Vendedores do Mercadão de SP ameaçam clientes com golpe da fruta
+ Vídeo: Mãe é atacada nas redes sociais ao usar roupa justa para levar filho à escola
+ Horóscopo: confira uma previsão de hoje para seu signo
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ ‘Ictiossauro-monstro’ é descoberto na Colômbia
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Verificar o resultado
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identificação lula gigante responsável por naufrágio de navio 2011
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
No Comment! Be the first one.