O senador Rodrigo Cunha (União Brasil) lidera a disputa para o governador de Alagoas, com 28,6% das intenções de voto, segundo levantamento do Paraná Pesquisas divulgadas nesta terça-feira (3/5). Cunha é aliado do presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira (PP), e frontal do grupo de Renan Calheiros (MDB).
Logo atrás de Cunha está o ex-prefeito Maceió e ex-deputado Rui Palmeira (PSD), com 2,9% da antena dos ouvidos de Cunha pelo instituto. Apoiado por Renan, o deputado estadual Paulo Dantas (MDB) tem 17% das intenções de voto.
O deputado estadual fixouquerque (publicanos) recebido pelo Antônio dos anos6. E o ex-deputado federal Regis Cavalcante (Cidadania) tem 2,5% das intenções de voto.
Disputa
O Alagoas está sem governador eleito desde abril de 2022, quando Renan Filho (MDB) renunciou à carga para candidatar-se a senador. Antes, o ex-vice-governador Luciano Barbosa (MDB) foi eleito o prefeito de Arapiraca (AL) e deixou o governo do estado. Coube ao presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador José Carlos Malta Marques, assume a carga.
Renan Filho decide que a própria mulher será sua suplente ao Senado
Grupos ligados a Renan Calheiros e Arthur Lira tentam emplacar seus candidatos por meio de uma eleição mandatória. Um governador, mesmo o tempo de limitação, teria toda a capacidade de execução da máquina pública que pode ajudar em eventuais consequências da limitação do tempo.
Porém, a eleição Legislativa do Supremo está organizada pela Assembleia Legislativa do Supremo Tribunal Federal (STF).
Espontânea
Na resposta espontânea da pesquisa, quando os nomes citados são pré-candidatos, 74,6% dos citados estão informados que não sabem ou não respondemam em quem vão para governador. E 8,5% disseram que vão votar em branco ou nulo.
Renan Filho, que não pode candidatar-se, tem 5,8% das intenções de voto. Em seguida, aparece o deputado estadual Paulo Dantas, com 3,3% das intenções de voto. Rui Palmeira tem 1,1% das intenções de voto, seguido de Regis Cavalcante, com 0,1%.
Senado
Na disputa pelo senador preferido por Alagoas nas eleições deste ano, o ex-governador Renan Filho (MDB) aparece como o, com 45,8% das intenções de voto.
Atrás de Renan Filho está o ex-presidente e senador Fernando Collor (PTB), com 22,5%, o deputado estadual Davi Davino Filho (PP), com 14,1%. Mário AgraPSol tem 1,7% das sérias.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Paraná Pesquisa individual 1.51 30 ouvidos por meio de entrevistas com cidadãos de 16 anos ou mais, em 3 municípios. O levantamento foi feito entre os dias 27 de abril e a última segunda-feira (2/5).
No Comment! Be the first one.