UMA região Sudeste concentra mais da metade das pequenas empresas do país. São 9,2 milhões de pequenos negócios ativos, ou que correspondem a 51% das empresas em território nacional. A região Sul aparece logo em sequência, com 19% das empresas, seguida do Nordeste (17%), Centro-Oeste (9%) e Norte (5%). Os dados são de um levantamento feito pelo Sebrae Rio, divulgado nesta segunda-feira (2).
Os pequenos negócios englobam os microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte. Segundo o levantamento, são 5,6 milhões de microempreendedores individuais na região Sudeste. São 3,5 milhões de trabalhadores nestas empresas apenas na região.
A mostra que entre 2020, ano em que os dados abertos na região sudeste cresceram 28%. Foi de 3,9 milhões para 5 milhões.
Em todo o Brasil, 8,1 milhões de novos pequenos negócios foram abertos em 2020. No ano seguinte, o número saltou para 10,5 milhões. Somente nos três primeiros meses de 2022, 1,2 milhão de micro e empresas foram abertas. No Brasil, no mesmo período, foram 2,5 milhões.
Segundo o diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga, somente no ano passado 48% das empresas criadas no Brasil foram no Sudeste.
“Apenas no primeiro trimestre deste ano, 1,2 milhão de pequenos negócios foram abertos na região. Nossa missão é que os executivos A maturidade dentro das suas empresas. Cinquenta e dois por cento das empresas com mais de três anos e meio estão por aqui. É uma região importante para a economia do país”, destacou.
O Sudeste atualmente é responsável por 53% da participação do PIB brasileiro e, entre 2010 e 2019, seu Produto Interno Bruto teve um crescimento de 8%. Somente em 202, ainda conforme os dados do Sebrae, 46% das vagas de emprego com carteira assinada criada pelas micro e pequenas empresas estavam no Sudeste. Foram 980 mil empregos gerados.
Compartilhe:
No Comment! Be the first one.