Na última quinta-feira (28), o presidente do Brasil Jair Bolsonaro voltou a causar polêmica. Em suma, ele disse que vai uma chave Pix, meio de criação e transferências do Banco Central, para facilitar as transações financeiras. Abaixo, a fala polêmica do presidente.
É que você provavelmente também gosta:
Aprenda a bloquear Pix de celular roubado
75% brasileiros culpam governador Bolsonaro por aumento da inflação
Bolsonaro diz que vai criar um Pix e finaliza: “se eu pedir, o pessoal bota?”
Durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, o Presidente Bolsonaro disse que mais de 100 milhões de brasileiros utilizam o Pix, sendo que essa forma de pagamento é a segunda mais usada no Brasil. “O Pix está matando o caixa eletrônico, como o matou celular ou orelhão. Em média, se faz, por mês, 2,3 bilhões de movimentações”, afirmou.
Além disso, Bolsonaro disse que “Eu não tenho [Pix]. Estou a fim de fazer um aí, tá? Quem sabe. Cai dinheiro na nossa conta de graça ou não? Quem sabe aí. Se alguém mandar, se eu pedir, o pessoal bota? Vou fazer meu Pix aí, tá certo?”.
De acordo com Bolsonaro, há indícios de que “os Bancos desencadeie de arrecadar, com taxas, cerca de R$ 20 bilhões. Ou seja, está na cara que tem banqueiro que não gosta da gente. A gente não faz isso [o Pix] para tirar dinheiro do banco. A gente para facilitar a vida da população”, disse.
Por fim, vale a pena funcionar que Pix, sistema de pagamentos do Banco Central o cadastramento foi criado em 2020. Uma plataforma através de chaves. As chaves são dadas simples, como CPF, e-mail, ou celular do cidadão. Ou, é possível usar uma “chave ainda”.
Atualmente, a plataforma se tornou um forma de pagamento mais utilizada que cartões de crédito e débito.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: ettore chiereguini / Shutterstock.com