
Por Andrew Hay e Adria Malcolm
LAS VEGAS, NM (Reuters) – Centenas de residências na histórica cidade de Las Vegas, no Novo México, foram instruídas a evacuar nesta segunda-feira, pois ventos fortes e seca empurraram o maior incêndio florestal ativo nos Estados Unidos para mais perto da cidade.
O incêndio queimou mais de 121.000 acres (49.000 hectares), ou mais da metade da área da cidade de Nova York, destruindo assentamentos seculares e casas de veraneio em montanhas arborizadas a 48 quilômetros a nordeste de Santa Fé.
O incêndio é o mais destrutivo de uma dúzia de chamas no sudoeste que, segundo os cientistas, são mais difundidas e estão chegando no início deste ano devido às mudanças climáticas.
No noroeste de Las Vegas, famílias encheram caminhões com caixas de fotos e heranças e carregaram gado em trailers, atendendo aos avisos da polícia para que os moradores saíssem da área.
David Lopez, 31, optou por ficar e defender as duas casas de trailers de sua família, molhando a terra com uma mangueira e limpando a grama morta para criar um corta-fogo.
“Isso é tudo o que tenho – trabalhei muito duro para isso”, disse o mecânico de 31 anos, que disse que planejava fugir assim que as chamas chegassem a 400 metros dele.
Altas temperaturas e ventos erráticos mantiveram o fogo se espalhando em “velocidades perigosas e em diferentes direções”, disse a Floresta Nacional de Santa Fé, administrada pelo Serviço Florestal dos EUA, em um alerta.
“Este é um evento de longo prazo e não prevemos ter ‘controle’ desse incêndio tão cedo”, disse, acrescentando que ventos fortes são esperados na maioria dos dias nas próximas duas semanas.
À medida que o fogo se aproximava do norte e do oeste, a cidade universitária de 14.000 evacuações escalonadas, com outras 4.000 a 5.000 pessoas de prontidão para ir, disse o vice-gerente do condado de San Miguel, Jesus Romero.
O hospital psiquiátrico estadual em Las Vegas evacuou 197 pacientes para outras instalações, twittou o departamento de saúde do Novo México.
Queimando desde 6 de abril, o incêndio destruiu centenas de propriedades e forçou a evacuação de dezenas de assentamentos nas montanhas de Sangre de Cristo, mas não há relatos de mortes.
No Comment! Be the first one.