
2/2
Por Stine Jacobsen e Nikolaj Skydsgaard
COPENHAGUE (Reuters) – As ações europeias caíram repentinamente nesta segunda-feira, impulsionadas por uma breve queda nos mercados nórdicos, que a operadora do mercado de ações Nasdaq disse ter sido atribuída a uma única ordem de venda.
“O motivo da queda foi um evento de venda de um participante do mercado. Não identificamos nenhum distúrbio nos sistemas da Nasdaq”, disse um porta-voz da Nasdaq em Estocolmo em comunicado enviado por e-mail pouco antes do fechamento do mercado.
“Além disso, após uma revisão, a Nasdaq não viu nenhuma razão para cancelar as negociações que foram feitas durante este evento”, disse ela.
Os corretores no início do dia descreveram o evento como um “flash crash” devido a uma negociação errônea em um dia de atividade comercial reduzida em feriados.
O índice de referência de ações Estocolmo OMX 30 foi um dos mais atingidos, caindo 8% em um ponto após um mergulho de cinco minutos, antes de reduzir a maioria de suas perdas para cair 1,7% às 1229 GMT.
A autoridade de supervisão financeira da Suécia disse anteriormente que estava investigando a queda inexplicável e estava em contato com a operadora americana Nasdaq, que administra Estocolmo e outras bolsas de valores na região nórdica. A Nasdaq foi rápida em descartar um erro em seus sistemas.
Outros índices também caíram, incluindo os da Dinamarca, Noruega, Alemanha, Itália e França, mas depois se recuperaram.
O movimento desproporcional ampliou a queda do índice de ações pan-europeu em mais de 2 pontos percentuais no espaço de cerca de dois minutos a partir de cerca de 0758 GMT, embora o fechamento dos mercados de Londres tenha reduzido os volumes de feriados.
Um indicador da volatilidade das ações da zona do euro também teve um aumento repentino para seu nível mais alto desde meados de março, em 35,99.
“Foi estranho naqueles minutos”, disse o vice-presidente de vendas de ações do Jyske Bank, Martin Munk, logo após a queda, acrescentando que muitos clientes preocupados ligaram para perguntar o que estava acontecendo.
Munk disse que parecia uma troca errônea ou uma falha técnica. “Não parece que foi desencadeado por um evento no mundo, porque essa notícia já teria nos atingido”, disse ele.
Os corretores Nordnet no início do dia chamaram o movimento repentino de um “flash crash” que causou um breve pânico no mercado, enquanto os traders em Frankfurt e Londres disseram que pode ter sido causado por negócios baseados em algoritmo que deram errado ou por um grande comércio de “dedo gordo” .
A medida ocorreu pouco antes de um esperado aumento da taxa de juros pelo Federal Reserve dos EUA nesta semana, em meio a preocupações de que um aperto muito agressivo das políticas poderia desacelerar a economia mundial que já luta com a alta inflação.
A Nasdaq disse que investiga continuamente os movimentos de preços em seu mercado e está em diálogo com os participantes do mercado sobre a volatilidade de segunda-feira.
“Atualmente, não vemos nada que indique erros nos próprios sistemas da Nasdaq”, disse um porta-voz da exchange por e-mail no início do dia.
No Comment! Be the first one.