Atenção, beneficiários do INSS: o instituto mudou a regra para concessão do auxílio-acidente. A mudança acontece por meio de medida provisória que foi publicada no mês de abril.
Assim, a MP altera as regras para concessão do auxílio, afirmando que os aprovados devem passar por uma perícia médica toda vez do INSS convocar. Então, para saber mais sobre as principais consequências desta mudança, confira a seguir.
É que você provavelmente também gosta:
O que é o tempo de carência do INSS? Verificar
INSS: confira como fazer a prova de vida pelo celular
Qual será o novo valor das aposentadorias e pensões do INSS em 2023?
Veja o que muda na regra para ajudar a ajudar o INSS
De acordo com especialistas, essa alteração pode colocar em risco o recebimento do benefício para milhares de pessoas.
Isso porque, antes das mudanças feitas pela nova Medida Provisória, o cidadão sofria um acidente e que ficou com sequelas que reduziu a sua capacidade laborativa, tinha o direito ao acidente assegurado.
Assim, verifica-se que o acidente é garantido ao cidadão, o mesmo tinha direito ao auxílio. Dessa forma, o seguro não tinha mais preocupação com o INSS. Ou não seja, passar por novas verificações.
Mas agora, o IN estipula que o beneficiário tem obrigação de passar pela perícia semper que o instituto desejado. Além disso, é uma nova avaliação, sob pena de cancelamento dos pagamentos a pessoa não feita.
Por fim, vale dizer que o INSS já aplicava essas regras para receber o auxílio-doença e quem casar por invalidez. A diferença agora é que ela também aplica a quem recebe o auxílio acidente.
Portanto, caso o INSS identifique seqüelas que impossibilitem o trabalho, o trabalhador perde o benefício.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com