
Usina de processamento de cana em Valparaíso (SP)
SÃO PAULO (Reuters) – Os preços do etanol hidratado fecharam a última semana de abril em queda de 8,95% nas usinas brasileiras, após uma disparada na maior parte do mês com um início de moagem de cana mais tarde, de acordo com a análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Mas dados os passados uma maior oferta no final do mês.
“Na última semana de abril, especialmente indicado, com o avanço da mudança e o aumento do volume de semana de etanol, os etanóis hidratados e anidro registraram forte no Estado de São Paulo”, disse o Centro da Esalq/USP.
De 25 a 29 de abril, o indicador Cepea/Esalq do hidratado fechou a 3,4965 reais/litro, baixa de 8,95% frente à semana anterior.
No caso do etanol anidro (misturado à gasolina), ou recuo foi de 3,86% no mesmo, com o indicador fechando em 4,0663 reais/litro (na usina).
Segundo o Cepea, as quedas foram diárias na última semana, refletindo o aumento gradativo da entrada de etanol de outros Estados em bases paulistas.
O recuo semanal evitou uma alta ainda maior na comparação do mês fechado de abril com março conforme os dados, “tendo em vista ainda o pequeno número de usinas ativas”.
A média das semanas cheias de abril foi de 3,6808 reais/litro, alta de 14,7% na comparação com o mês anterior. No caso do etanol anidro, a média do indicador foi de 4,0893 reais/litro, valor 15% superior ao de março.
“Assim, o atraso no início da moagem e também o pouco volume de matéria-prima remanescente do ciclo anterior definiram a conjuntura e os preços em abril.”
A moagem de cana pelas usinas do centro-sul do Brasil somou 5,19 milhões de toneladas na primeira quinzena de abril, queda de 66,87%, segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), que reportou também queda de 46% na fabricação de etanol no período.
Distribuidoras, até ao centro maior interesse em volumes adicionais que vigoram no período de assafra foram finalizados, acrescentados o da Esalq adicionais/USP.
Com gasolina na usina, nas bombas do Estado de São Paulo a relação de preços entre o gasolina C ultrapassa 70%, em média, o que deixa o etanol com menos combustível ou os motoristas.
Entre 1º e 29 de abril, a foi de 73,8%, contra 68,7% em diferença de março, conforme dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
As vendas de etanol pelas subiram na comparação mensal de janeiro, conforme dados da ANP, mas ainda apresentam queda de 25, até o distribuidor ao trimestre em relação ao ano passado, segundo dados da ANP.
Enquanto, as vendas de gasolina C (já com anidro isso) subiram 1,5% no primeiro trimestre, enquanto de diesel no país a seguir 2,2%.
(Por Roberto Samora)
Saiba mais
+ Nova Montana: 3ª geração da picape da Chevrolet chega em 2023
+ Ômicron: Sintoma inesperado da emergência em crianças preocupações médicas
+ Vendedores do Mercadão de SP ameaçam clientes com golpe da fruta
+ Vídeo: Mãe é atacada nas redes sociais ao usar roupa justa para levar filho à escola
+ Horóscopo: confira uma previsão de hoje para seu signo
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ ‘Ictiossauro-monstro’ é descoberto na Colômbia
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Verificar o resultado
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identificação lula gigante responsável por naufrágio de navio 2011
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
No Comment! Be the first one.