O Whatsapp revolucionou a forma de trocar mensagens de texto pelos celulares, já que durante muito tempo o SMS foi uma opção única para isso. Usuários nascidos antes dos anos 2000 devem carregar uma lembrança, com pouca saudade, como era mandar mensagens de texto de até 160 gastando cerca de 30 centavos por torpedo. Com a chegada do serviço da Meta, porém, diversos recursos facilitaram e modificaram profundamente a troca de mensagens pelo celular. Veja, a seguir, seis maneiras que o Whatsapp revolucionou o mundo dos SMS.
Veja como o WhatsApp evoluiu para a forma de trocar mensagens pelo celular — Foto: Reprodução/Unsplash
WhatsApp não salva mídia enviada? Veja o que pode ser no Fórum do TechTudo.
1. Não gasta crédito de celular, e, em algumas operadoras, nem internet
O Whatsapp é um serviço gratuito, disponível para celulares Iphone (iOS) e Android. Isso porque, além do app não ser pago, a troca de mensagens funciona via Internet. Assim, quando precisar conversar via celular, diferentemente do que ocorria com SMSo usuário não gasta créditos ou dados de rede móvel caso esteja conectado a uma rede Wi-Fi – o que, em geral, é muito mais econômico.
Algumas ainda suportam planos que permitem a operação Whatsapp sem consumir os dados móveis. Já o envio das mensagens por SMS, é feito pela rede de crédito pessoal, de lado, feito pela rede de crédito pessoal, de forma que é descontado no valor cobrado pelo envio de correio. Vale lembrar, porém, que, hoje em dia, smartphones como o Iphone Troca de mensagens gratuitas entre aparelhos da mesma marca, via iMessage.
WhatsApp é mais econômico do que SMS porque não gasta créditos nem internet — Foto: TechTudo
2. Troca de mensagens instantâneas
Não há como negar que o Whatsapp tenha facilitado como entre os usuários. Como o aplicativo funciona via Internet, a troca de mensagens é instantânea, e as conversas acontecem em tempo real. Os torpedos, por sua vez, dependem do sinal da operadora do usuário para que a mensagem possa ser enviada. Se ele estiver oscilando, o SMS pode levar, em media de três a cinco minutos para chegar ao destinatário.
Mas é claro que, assim como todo serviço dependente de alguma rede, o Whatsapp também pode cair – como aconteceu em outubro de 2021quando todas as redes sociais mantidas pela Meta pararam de funcionar durante um dia inteiro. Nesses casos, é possível testar algumas soluções práticasou, no caso de quedas de sistema, aguarde o conserto da plataforma.
Envio de SMS oscila de acordo com a qualidade do sinal da operadora — Foto: Reprodução/Marcela Franco
3. Status de atividade dos outros usuários
Enquanto o SMS não permite saber se a mensagem foi lida ou se o usuário está online (com exceção das trocas feitas entre Iphone), o Whatsapp possui alguns recursos que mostram o status de atividade dos usuários – o que pode facilitar a interação e fluidez da conversa. O destinatário exibe o status “online” na barra do perfil para indicar que o usuário está com o aplicativo aberto.
Além disso, é possível visualizar o horário do último acesso dos contatos do mensageiro. Caso a função de leitura “Confirme a função de identificação” ativada, ainda é possível saber se o usuário possui mensagem, marca registrada já por dois ícones de “check cor azul, ao lado da mensagem”. No entanto, caso prefira, é possível também desativar esses recursos, indo nas configurações do app.
Status de sinalização do WhatsApp de atividades dos usuários — Foto: Reprodução/Marcela Franco
4. Mensagens sem limite de caracteres
Uma das principais evoluções que o Whatsapp enviado para troca de mensagens está relacionado ao limite de caracteres. Se você chegou a usar o SMS, provavelmente já teve que cortar alguns trechos da mensagem o texto ficou grande demais. Isso acontece porque o serviço suporta até 160 caracteres, o que limita a comunicação.
Por esse motivo, o SMS tem um aspecto mais recado do que a conversa. Nenhum mensageiro Meta, contudo, não é preciso se preocupar com o tamanho da mensagem de texto enviado, já que simplesmente não há um limite. Sendo assim, as conversas pelo Whatsapp podem ser mais dinâmicas e menos “quadradas”.
WhatsApp permite enviar mensagens longas, diferentemente do SMS, que tem limite — Foto: Raquel Freire/TechTudo
5. Envio de vários tipos de arquivos (e até dinheiro)
Os recursos não apresentam Whatsapp a forma com que as pessoas se comunicam. Hoje em dia, envio de mensagens, envio, além de texto também imagens, vídeos, documentos, áudio, localização e mensagens de voz.
Embora atualmente o SMS tenha se atualizado e implementado esses recursos, o Whatsapp revolucionou a troca de mensagens pelo celular ao ser um dos serviços pioneiros a aumentar as possibilidades de mensagens. Entre as mais recentes, estão figurinhas, GIFs, mensagens com funções únicas e até mesmo transferência de dinheiro.
WhatsApp permite enviar mensagens em diversos formatos — Foto: Reprodução/Marcela Franco
6. Envie mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo
O Whatsapp possui recursos que facilitam o envio de uma mensagem para várias pessoas ao mesmo tempo, como os grupos. O bate-papo coletivo permite adicionar vários participantes e conversar com todos no mesmo chat. Outra função que também permite recados para várias pessoas é uma lista de transmissão.
Pelo SMSé possível fazer o disparo em massa, e o aplicativo costuma ser preciso fazer um ótimo serviço, para fazer tudo para marketing, até ser pago.
Recursos que permitem enviar mensagens para várias pessoas de uma única vez — Foto: Reprodução/Marcela Franco
Com informações de Verloop.io
Veja também: 5 TRUQUES ‘SECRETOS’ PARA WHATSAPP

5 TRUQUES ‘SECRETOS’ PARA WHATSAPP
No Comment! Be the first one.