O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, neste sábado (30/4), que, se chegar novamente à Presidência da República, pretende propor a criação de uma moeda comum para a América Latinaprocure restabelecer, com prioridade, as relações com os países do continente e também com nações africanas.
“Vamos voltar a restabelecer nossa relação com a América Latina. E se Deus quiser, vamos criar uma moeda na América Latina, porque não tem esse negócio de ficar do dólar”, destacado Lula, durante encontro com lideranças do PSolem São Paulo, quando o partido, que foi oposição ao governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), anunciou apoio formal ao líder petista.
Veja o momento:
Lula defende a criação de moeda para a América Latina. “Não tem esse negócio de depender do dólar”.
Em evento de formalização do apoio ao Psol neste sábado (30), o ex-presidente disse que tentará recuperar os Brics. “Só mande o Putin parar com essa guerra”, afirmou.
Assiste ▶️ pic.twitter.com/rB0g2HkrAl
— Metrópoles (@Metropoles) 1º de maio de 2022
A criação de uma moeda na América Latina comum é um dos pontos do programa econômico da campanha petista, que está sendo desenhado pela Fundação Perseu Abramo e que agora contará com a participação dos representantes dos demais partidos que vão compor a aliança em torno da candidatura Lula.
Um dos formuladores do texto é Gabriel Galípolo, ex-banqueiro e conselheiro do petista. Em artigo recente, Galípolo sustenta a criação de uma moeda sul-americana, como é o euro na Europa.
Para ele, essa criação pode fortalecer o processo de integração regional e de reforço dos países da América do Sul.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
No Comment! Be the first one.