A segunda fase do Sistema de Valores a Receber do Banco Central (BC) já estava para começar. Contudo, o BC já anunciou que vai adiar a dados. Assim, os valores que a instituição iria liberar a partir da próxima segunda-feira (2) não serão mais. Agora, aguardo que o banco divulgue novas informações oficiais dos próximos dias. A previsão é que o sistema devolva R$ 4 bilhões a 1,6 milhão de pessoas e empresas.
É que você provavelmente também gosta:
Dinheiro esquecido: entendido que muda na 2ª fase de resgate
Banco Central: segunda fase do Sistema Valores a Receber é adiada devido à greve
Dinheiro esquecido do BC: o que acontece se o cliente não resgatar valor?
Dinheiro esquecido do Banco Central beneficiou 1,6 milhão de pessoas
Dessa forma, o Banco Central afirmou que a greve dos servidores, que foi suspensa na última semana, pode ter atrasado o cronograma das atividades. O objetivo era com que o sistema operacional poderia fazer com que as modificações não fossem feitas antes do início da fase. Entretanto, com as paralisações, isso não foi possível.
Com isso, entre as diversas origens do dinheiro esquecido, que você pode consultar nos próximos dias, estão:
- Tarifas cobradas de forma;
- Parcelas ou obrigações relacionadas às operações de crédito obrigados de forma unitária;
- Contas de pagamento, poupanças ou correntes encerradas com saldo disponível;
- Contas mantidas por distribuidoras de títulos e corretoras ou valores mobiliários encerrados, que possuem saldo disponível;
- Entidades que possuem liquidação extrajudicial;
- Fundo Garantidor de Créditos;
- Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito.
Por fim, nesta segunda fase uma novidade do Banco Central vai facilitar ainda mais a retirada dos valores. Isso porque não será mais necessário agendar uma nova consulta para verificar o total dos valores a serem sacados. Assim que o cidadão fez a primeira consulta para descobrir o dinheiro falecido, já poderá fazer o resgate do dinheiro. O banco terá até 12 das úteis para enviar o valor via Pix.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então não siga não canal do youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Contração muscular e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre Bancos digital, cartões de crédito, Financeiro, fintechs e relacionado ao mundo das finanças.
Imagem: fizkes / Shutterstock.com