O fogão smart é um eletrodoméstico que pode compor uma cozinha inteligente. O modelo pode ser conectado ao celular, o que permite o controle a distância, e ainda apresenta funções de segurança que podem evitar acidentes. Até o momento não há modelos à venda no Brasil, mas os fogões inteligentes podem ser encontrados no exterior.
Os usuários que querem montar uma cozinha inteligente e almejam importar o produto precisam estar atentos às regras de limpeza. Pensando nestes consumidores, o TechTudo prepareu uma lista com cinco coisas para buscar em um modelo de fogão smart.
Confira as vantagens de um fogão inteligente — Foto: Reprodução/LG
O que devo levar em conta quando comprar TV? Tire suas dúvidas no Fórum TechTudo
Nota de transparência: Shoptime e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer e a disponibilidade dos produtos estão disponíveis aos estoques. Os valores indicados no texto são referências ao mês de abril 2022.
1. Verifique a capacidade
O primeiro que o consumidor deve estar atento ao buscar um modelo de fogão inteligente é sua capacidade para o ponto de cozinha. É possível encontrar quatro segmentos eletrônicos, que podem variar de quatro bocas ou mesmo até quatro.
A quantidade de queimadores a ser considerada depende do uso do fogão. Os usuários que costumam esquentar muita comida precisarão de modelos com capacidade, ou seja, com uma quantidade maior de bocas. Por outra capacidade, como pessoas que preparam menos refeições, não são usadas para uma grande escolha, com pessoas que podem escolher modelos menores.
Fogão smart pode oferecer até seis bocas — Foto: Reprodução
2. Saiba a compatibilidade com celular
O fogão inteligente possui um recurso que pode auxiliar diversos cozinheiros. O eletrodoméstico inteligente possibilita que o usuário o celular com o sistema do fogão, permitindo o acesso a funções como controle à distância, controle do tempo de funcionamento e temporizador que avisa sobre o momento de desligar o fogão.
Para usar como funções inteligentes do fogão, no entanto, é necessário verificar os modelos de celulares que estão com o dispositivo. Nas especificações do produto é possível checar quais são os sistemas operacionais. O comando dos recursos inteligentes é feito via aplicativo, que pode ser baixado no smartphone do usuário pela loja de apps. O programa varia para cada marca de fogão.
O Fogão smart pode oferecer aplicativo para permitir o controle do eletrodoméstico pelo celular — Foto: Divulgação
Na hora de escolher o modelo de fogão ideal, os usuários também precisam estar atentos ao consumo de energia do dispositivo. Apesar de algumas versões funcionarem a gás, é possível o segmento funcionar via elétrica.
O consumo de energia pode ser maior para os usuários que cozinham grandes quantidades de comida e que utilizam o fogão com muita frequência. Para escolher o modelo mais econômico, é preciso verificar as informações de consumo de energia nas especificações do modelo de interesse.
O Fogão smart pode oferecer versões que utilizam energia elétrica — Foto: Divulgação
4. Verifique as funções
O smart oferece recursos inteligentes para os usuários, o que pode ativar o momento de preparo dos alimentos mais fáceis e até mesmo mais seguro. Um dos principais destaques dos modelos inteligentes é uma conectividade, o que permite controlar os celulares com o aplicativo do fabricante instalado. Alguns fogões permitem que o usuário tenha acesso ao consumo de gás ou tenha energia, monitorem caso esqueça uma chama acesa, ou ainda veja como está o andamento do preparo dos alimentos no forno sem precisar abrir uma porta.
Como os modelos estão conectados com a internet, os modelos possuem conectividade com os assistentes de voz, como a Alexa eo Google Assistente. Os modelos inteligentes também podem ser mais seguros, pois contam com sensores e recursos para avisar de problemas, como fumaça ou alimento derramado, por exemplo. Os modelos mais modernos ainda funcionam. A trava de segurança também pode estar presente nas versões inteligentes, o que evita que crianças acendam o aparelho.
Fogão smart conta com funções smart e de segurança — Foto: Reprodução
5. Verifique as dimensões
As dimensões dos fogões inteligentes podem variar de acordo com cada marca. Apesar de o dispositivo apresentar uma estrutura semelhante aos modelos padronizados, é provável que o consumidor tenha as dimensões antes de decidir qualificar.
Caso o espaço de instalação do fogão pequeno, os modelos compactadores podem se encaixar sem problemas. Enquanto os modelos com capacidade maior ocupam mais espaço. As dimensões também podem ser conferidas nas especificações do produto.
Fogão smart tem dimensões semelhentes dos modelos convecionais — Foto: Reprodução

Os ‘vilões’ da luz: veja o que mais gasta energia e como economizar
No Comment! Be the first one.