Presidente ucraniano alerta para expansionismo russo, após declarações de general em Moscou. Chefe da Defesa da Defesa Nacional e do Conselho de Defesa da Segurança Nacional e do Conselho de Defesa da Defesa Nacional do Leste de Kiev, nesta sexta-feira, afirmou que o secretário de Defesa da Segurança Nacional e do Conselho de Defesa de Danilov, nesta sexta-feira, afirmou que os combates no Donbass, o núcleo da indústria ucraniana, no leste do país, se intensificaram, com a Rússia enviando cada vez mais soldados para as frentes de batalha nos últimos dias.
No mesmo dia, o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, alerta que a Ucrânia é apenas a primeira etapa da expansão para o Leste Europeu, após declarações de líder do Exército russo.
Danilov disse que mais de 100 mil soldados russos participaram dos combates no leste do país, incluindo mercenários da Síria e da Líbia, enquanto o contingente russo na região continua a aumentar. “Encontramos uma situaçãofrente, mas nosso exército está defendendo nosso Estado”, afirma.
Kiev estima que pelos russos os civis bombardeios de civis, em razão dos alimentos100 mil ainda são impostos na cidade em condições precárias e suficientes.
Segundo Danilov, 12 das 14 unidades militares de elite russas na cidade de Mariupol, cuja conquista foi declarada pelo presidente russo Vladimir Putin no dia anterior, se deslocaram para o leste ucraniano e devem se unir aos combates na região.
Elei helicópteros que armas lado ucranianos oferecem a combatentes na última arma Azur, o último local das armas. “Eles fizeram à noite, enorme risco”, disse Danilov
Os combatentes estão situados na siderúrgica há dias, em um local repleto de túneis e de difícil acesso para as tropas russas.
O secretário disse que os combates mais intensos ocorrem nas regiões de Donetsk e Kharkiv, no leste ucraniano. Batalhas também estão em andamento na região sul do país, embora com intensidade menor, afirmou.
Rússia quer controlar sul da Ucrânia
Horas antes, o general major Rustam Minnekayev, comandante do Distrito Militar Central de Moscou, revelou que a Rússia quer controlar todo o sul da Ucrânia, e não apenas o leste do país.
O objetivo seria não apenas estabelecer um corredor terrestre saindo do Donbass até a península da Crimeia, mas também para criar um ponto de acesso à região separatista da Transnístria, na Moldávia.
A estratégia, se confirmado, sugere que os russos querem negar aos ucranianos ao Mar Negro e tomar as cidades como Odessa e Mykolaiv, no sudoeste, que permanecerão sob controle da Ucrânia.
De acordo com a economia russa até os estabelecimentos russos de notícias, Minne disse que a conquista do sul permitiria o estabelecimento de um corredor terrestre da Crimeia, além do controle de instalações vitais para a economia ucraniana, como portos do Mar Negro que servem paras como entregas dos produtos agrícolas e metalúrgicos.
Minnekayev afirmou, durante a reunião com representantes da indústria religiosa russa, que o controle da região sul da Ucrânia daria ao exército russo acesso à Transnístria, “onde também são constatados os fatos de discriminação contra os moradores da fala russa”.
Zelenski: Ucrânia é “apenas o início”
O presidente Volodimir Zelenski disse nesta sexta-feira que as falas de Minnekayev confirmam a russa de invadir outros países e que, para Moscou, a Ucrânia seria “apenas o início”.
“Eles querem capturar outros países”, disse Zelenski. “Todas as nações que, assim como nós, acreditamos na vitória da vida sobre a morte, devemos lutar. Nós somos ajudados, porque somos apenas os primeiros da fila. Quem será o próximo?”
O presidente afirmou que os armamentos prometidos pelo Ocidente finalmente vão chegar ao país, e que ajudarão a salvar milhares de vidas.
rc (Reuters, AFP, AP, DPA)
Saiba mais
+ Nova Montana: 3ª geração da picape da Chevrolet chega em 2023
+ Ômicron: Sintoma inesperado da emergência em crianças preocupações médicas
+ Vendedores do Mercadão de SP ameaçam clientes com golpe da fruta
+ Vídeo: Mãe é atacada nas redes sociais ao usar roupa justa para levar filho à escola
+ Horóscopo: confira uma previsão de hoje para seu signo
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ ‘Ictiossauro-monstro’ é descoberto na Colômbia
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Verificar o resultado
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identificação lula gigante responsável por naufrágio de navio 2011
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
No Comment! Be the first one.